Trio Bosísio - Pilger - Barrenechea na UNIRIO Musical
Na sequência da programação do mês de setembro, dedicado aos instrumentos de cordas, teremos nesta terça-feira, às 19 horas, um concerto especial com o Trio Bosísio - Pilger - Barrenechea, apresentando obras de Mendelssohn e Brahms.
PAULO BOSISIO é hoje um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, como violinista concertista, camerista e pedagogo. Nascido em 1950 no Rio de Janeiro, estudou com Yolanda Peixoto e posteriormente na Europa com Berta Volmer e Max Rostal, como bolsista do Governo Alemão. Na qualidade de concertista, apresentou-se em turnê como solista de orquestra, recitalista e camerista por toda a Suíça e Alemanha, além de diversas cidades da Itália, Grécia, França, Inglaterra, Escócia e Portugal. Solou com todas as maiores orquestras brasileiras e realizou importantes Tournées camerísticas como primeiro violino do “Quarteto Paulo Bosisio”, do “Quarteto da Universidade Federal Fluminense” e com o duo “Paulo Bosisio – Lílian Barreto”. É fundador do Quarteto Bosisio, com o qual possui um extenso currículo e membro vitalício da Academia Brasileira de Música desde 2007.
HUGO PILGER – Mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Hugo Pilger nasceu em 1969 na cidade de Porto Alegre-RS. Como solista já se apresentou a frente de várias orquestras, dentre elas: Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra do Teatro da Paz, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica Brasileira. É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), integrante do Quarteto Radamés Gnattali, e professor da classe de violoncelo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente frequenta o curso de Doutorado. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.
LUCIA BARRENECHEA – Pianista sensível e carismática, Lúcia Barrenechea é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás, mestrado na Universidade de Boston, EUA, e concluiu seu curso de doutorado em piano na Universidade de Iowa, também nos EUA. Atuando intensamente no cenário musical brasileiro, Lúcia Barrenechea apresenta-se regularmente em recitais e atuou como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.. É frequentemente convidada para atuar como professora e pianista camerista dos mais diversos festivais de música do país, dentre eles o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), Festival Villa-Lobos (Museu Villa-Lobos), Festival Internacional de Metais Carlos Gomes (Campinas-SP), Festival Internacional de Flautistas da ABRAF.
O concerto acontecerá na Sala Villa-Lobos do IVL (Av. Pasteur, 436 - fundos). A entrada é franca.