Você está aqui: Página Inicial Notícias Série Unirio Musical inicia a temporada 2014 na próxima terça-feira

Série Unirio Musical inicia a temporada 2014 na próxima terça-feira

O Grupo Tira o Dedo do Pudim, liderado pelo professor do IVL, Antonio Guerreiro é a atração
Série Unirio Musical inicia a temporada 2014 na próxima terça-feira

O quarteto Tira o Dedo do Pudim

Nesta terça-feira, 11 de março, acontecerá o concerto de abertura da temporada 2014 da Série UNIRIO Musical. Neste ano, o mês de março terá a programação voltada para a Música Popular Brasileira. A atração desta semana é o quarteto Tira o Dedo do Pudim, formado por quatro músicos ligados tanto à música popular quanto à música erudita que compõem o grupo cujo divertido nome  presta homenagem ao antigo bloco carnavalesco Sociedade Carnavalesca, Familiar, Dançante, Beneficente e Recreativa Tira o Dedo do Pudim , do início do século XX, cuja sede estava  situada ao topo do Morro da Conceição.

Em 1996, Samuel Araújo, guitarrista do grupo, inicialmente garimpou as partituras originais de músicas populares de Guerra-Peixe, ilustre compositor erudito, mas com uma vasta e desconhecida obra popular. O grupo  levou ao público seu trabalho que foi estreado em temporada realizada no Rio Jazz Club  do Hotel Meridién.  Posteriormente o grupo gravou seu primeiro CD com arranjos de Antonio Guerreiro de Faria, tecladista do conjunto, e também com criações coletivas dos próprios membros do grupo.  que improvisaram sobre os arranjos originais de Guerra-Peixe para orquestra de salão.
O grupo tem se apresentado em locais como o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Teatro da UFF em Niterói, Conservatório Brasileiro de Música, SESC Flamengo, e em programas de Rádio referenciais como os de Altamiro Carrilho e Sala de Concertos na Rádio MEC sob o comando de Lauro Góes ; paralelamente produz workshops sobre música popular como o que levou a efeito no Instituto Villa-Lobos.
Na fase atual, o grupo diversificou o repertório sob inspiração direta das idéias de Guerra-Peixe e Mário de Andrade, elaborando novos arranjos para composições de Radamés Gnattali, Antonio Guerreiro de Faria, Antonio Callado, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola e Claudio Santoro.
A apresentação  contará com a participação especial de Ítalo Simão, que substituirá o Prof. Samuel Araújo durante o período em que estiver lecionando em Chicago.

OS MÚSICOS

Clay Brazil  - contrabaixo

Samuel Araujo/Ítalo Simão – guitarra

Antonio Guerreiro de Faria – piano e arranjos

Chico Costa – saxofones

O concerto ocorrerá às 19 horas na Sala Villa-Lobos, no IVL (Av. Pasteur, 436 - fundos) ENTRADA FRANCA.

A série UNIRIO Musical é coordenada pelo Prof. Marco Túlio de Paula Pinto. A programação do mês de março está a cargo do Prof. Pedro Aragão

 

« Agosto 2019 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031