Você está aqui: Página Inicial Notícias Recital e master class com violinista canadense Annette Vogel e pianista Maurício Veloso, professor da UFMG

Recital e master class com violinista canadense Annette Vogel e pianista Maurício Veloso, professor da UFMG

A master class acontece na segunda-feira, dia 22 de junho, às 18h na sala Guerra-Peixe, e o recital na terça-feira, dia 23 às 18 h, também na sala Guerra-Peixe.

O pianista Maurício Veloso, professor da UFMG, e a violinista canadense Annette Vogel farão uma master class e tocarão na UNIRIO nos dias 22 e 23 de junho. A master class acontece na segunda-feira, dia 22 às 18h na sala Guerra-Peixe, e o recital - todo dedicado à música brasileira -  na terça-feira, dia 23 às 18h também na sala Guerra-Peixe. Inscrições ára a master class devem ser feitas com o Prof. José Wellington, pelo email <jwellingtons@yahoo.com.br>. Ambos eventos são gratuitos.

 

Programa de Recital – Violino e Piano
Annette-Barbara Vogel, violino
Maurício Veloso, piano
Camargo Guarnieri (1907-1993) – Sonatina
I. Com alegria
II. Triste e melancólico
III. Festivo
Henrique Oswald (1852-1931) – Sonata para Violino e Piano em Mi Maior, Op. 36
I. Allegro moderato
II. Allegretto molto moderato
III. Andante molto espressivo
IV. Allegro con fuoco
Leopoldo Miguéz (1850-1902) – Sonata em Lá Maior, Op. 14
I. Allegro
II. Andante espressivo
III. Scherzo [Presto non molto]
IV. Vivace

 

Annette-Barbara Vogel

Em 2010 a Gramophone Magazine saudou a “perfeita afinação” de Vogel e a Classical CD Review escreveu: “Vogel é o expoente mais ideal que um compositor pode desejar”. Considerada uma das melhores violinistas de sua geração, ela é reconhecida por “...performances com autoridade e altamente sensíveis” (Music Web International), e “uma técnica formidável, impressionante musicalidade e uma presença de palco comunicativa com orquestra e público.” (Concerto de Brahms, Wuppertaler Zeitung). O excepcional talento de Vogel é atestado por vários e prestigiosos prêmios (como solista) e bolsas de estudos: primeiro prêmio na Folkwang Competition (Essen), na Bund der Industrie Competition (Frankfurt) e na Deutscher Musikwettbewerb em Bonn. É detentora da medalha de ouro da International Competition Caltanisseta na Itália, foi finalista da International Carl Maria von Weber Competition em Munique, e agraciada com a Starling Scholarship. Vogel foi uma das escolhidas para se apresentar em um concerto de gala em honra do septuagésimo-quinto aniversário de Dorothy-Delay, no qual tocou o Concerto de Brahms com Keith Lockhart. Ela tem dividido o palco com artistas notáveis como C. Altenburger, L. Vogt, J. Levine, D. Sitkovetsky, S. Rivers, M. Kliegel, Vladimir Mendelssohn, E. Moser, P. Zazofsky e J. Lagerspetz. Vogel tem se apresentado nos festivais internacionais de Aspen, Gstaad, Graz, Seoul, Schleswig-Holstein, Kuhmo, Ravinia e Nova Scotia, e colaborado musicalmente com P. Amoyal, R. Gothoni, B. Greenhouse, A. Grumiaux, Lord Y. Menuhin, V. Pikaisen e o Tokyo String Quartet. Antes de ingressar para a Universidade Western (London, Canadá) em 2004, onde tem sido sempre altamente requisitada como pedagoga, Vogel atuou como professora de violino em diversas instituições: foi “Artist-in-Residence” na Universidade de Virgínia em Charlottesville, professora na Folkwang- Hochschule Essen, e subsequentemente professora na Universidade de Iowa, Iowa City, onde ela foi fundadora e diretora artística de “MAGISTERRA! International Chamber Music Festival and Academy”. Dentre mais de doze gravações de Vogel, dois CDs recentemente lançados com a esperada obra completa para violino de Hans Gál, receberam aclamação da crítica, citando suas “performances intensas... [e] marcante presença [de] sua sonoridade e projeção”. (The Strad) O lançamento de seu CD “Französische Komponistinnen”, em fevereiro de 2011, com obras das compositoras francesas Farrenc, Boulanger e Viardot recebeu o British IRR Outstanding. Sua mais nova gravação “Through the Centuries” (obras para violino e viola) foi lançada em março de 2013. Outra gravação, “European Women Composers of the 19th Century”, foi feita em outubro de 2013. Vogel gravou para Avie Records, Bluegriffin Recordings, Cybele Records, Eroica Classical Records, e Harmonia Mundi Germany.

Maurício Veloso

Maurício Veloso iniciou seus estudos de piano com apenas seis anos de idade, em Governador Valadares, MG, onde nasceu, sob a orientação de duas dedicadas professoras, Priama e Zenaide. Mais tarde afastou-se do piano por algum tempo e, após cursar o primeiro ano de Filosofia e um ano e meio de Direito, retomou os estudos com Raquel Peres e Sandra Fajardo. Já na UFMG, foi aluno dos pianistas Lucas Bretas e Maria Lígia Becker, ambos de fundamental importância para sua formação pianística. Em 1993, apenas oito anos após ter se mudado para Belo Horizonte, Maurício se torna professor da Escola de Música da UFMG, aprovado em primeiro lugar em concurso. Bacharel em Música pela EMUFMG (1990), torna-se Mestre em Música pela UFRJ em 1995 (classe de Sônia Goulart) e Doutor em Música pela Indiana University School of Music, Bloomington (EUA), em 2000. Maurício teve o privilégio de ser orientado, nos Estados Unidos, por Leonard Hokanson, um dos últimos discípulos do legendário pianista Artur Schnabel, e pelo cultuado Michel Block, único pianista a receber o “Prêmio Artur Rubinstein”, criado especialmente para ele pelo grande pianista polonês. Maurício Veloso, paralelamente à sua atuação como professor de piano, literatura do piano e música de câmera na Escola de Música da UFMG, tem se apresentado frequentemente como solista e camerista, e seu trabalho com a flautista Militza Franco e Souza, com quem forma há muito o Duo Instrumentalis, resultou no lançamento do “CD Duo Instrumentalis”, em 2012. Gravou também para o CD comemorativo dos 100 anos do compositor belga-brasileiro Artur Bosmans, lançado em 2011 pela Escola de Música da UFMG. Em 2013 e 2014 apresentou-se em turnê pelo Brasil, EUA e Canadá junto à violinista Annette-Barbara Vogel (Alemanha/Canadá), com quem continua a colaborar artisticamente. Seu estilo pianístico é resultado de uma busca constante por honestidade e profundidade artísticas, refinamento e colorido sonoro. Após apresentações em London, Canadá, foi saudado como “formidável pianista e artista”. Anteriormente, seus mestres o haviam descrito como “um sincero e verdadeiro artista” (Michel Block) e “um verdadeiro artista e refinado pianista, que merece ser ouvido.”(Leonard Hokanson)

Master class: 22 de junho, 2a feira, 18h, Sala Guerra-Peixe

Recital: 23 de junho, 3a feira, 18h, Sala Guerra-Peixe

Endereço: Instituto Villa-Lobos - UNIRIO, Av. Pasteur, 436, fundos, Urca

Entrada franca

« Abril 2019 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930