Recital de piano a 4 mãos com Francisca Aquino e Sara Cohen
Pianistas com vasta experiência em música da câmera, Francisca Aquino e Sara Cohen compartilham um único piano para apresentar a Fantasia em fa menor de Schubert D.940, op. post. 103 (1828), Petrushka, música para ballet originalmente escrita para orquestra (1910-1911), em versão para quatro mãos do próprio compositor, e O Trenzinho do Caipira, quarto movimento da Bachianas Brasileiras no. 2 (1930) de Villa-Lobos, especialmente arranjada para o duo por Ricardo Vasconcellos (2015).
Francisca Aquino é pianista e arranjadora, com intensa atuação como camerista, tanto no Brasil como no exterior. Foi professora da Escola de Música de Brasília de 1993 a 2011. Dentre seus professores destacam-se Wanda Fleury e Luiz Moura Castro. Atualmente desenvolve sua vertente popular com o pianista Cristóvão Bastos. Apresentou-se com o contrabaixista Ricardo Vasconcellos (Convenções da “International Society of Bassists” em Iowa 1999 e Michigan 2005; na Suíça em 2007, nas cidades de Sion e Zurich); com a flautista Beth Ernest Dias em 2000 (sob patrocínio da Comissão Fulbright, em Kansas, Michigan e New York); e com a cantora Luiza Sawaya (desde 2007 apresenta-se com frequencia em Lisboa, em recitais nos Palácios de Fronteira, Foz e Queluz). Além disso, fez tournée por vários países da Europa, América Central e do Sul com o grupo “Solo Brasil”, em um espetáculo dedicado à história e evolução da Música Popular Brasileira, sob os auspícios do Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em junho de 2005 participou, como convidada, da “World Piano Pedagogy Conference” em Anaheim, Califórnia, tendo também ministrado palestras na Universidade de Kansas-Missouri (1999) e na Hotchkiss School of Music (2006). Em 2001, foi contemplada com Menção Honrosa no Concurso Internacional de Composição da International Society of Bassists, pela obra “Sweet Suite”. Gravou com Beth Ernest Dias o CD “A Inúbia do Cabocolinho” (selecionado para integrar o projeto Rumos Musicais - Tendências e Vertentes do Instituto Cultural Itaú) e também “Villa-Lobos e o Violoncelo”, com o violoncelista Guerra Vicente e “Xodó – Canções Brasileiras para não esquecer” e “Faceira”, com a cantora Luiza Sawaya. Com Ricardo Vasconcellos mantém o duo e editora AssuntoGrave (www.assuntograve.com) e desenvolve intensa atividade na área de arranjo. Em março de 2008 participou do “8th Women Composers Festival of Hartford”, CT, a convite da Universidade de Hartford. Atuou como colaboradora de Vicente Salles na restauração e revisão de obras de José Cândido da Gama Malcher, dentro do projeto “Coleção Memória da Música no Pará”.
Sara Cohen é pianista graduada com Medalha de Ouro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Sua discografia é totalmente voltada para a música brasileira. Como camarista gravou os CD’s: ‘Brasileiras, música brasileira temperada a quatro mãos’ (1998), em duo com a pianista Miriam Braga; ‘Diálogos’ (2000) com obras de Caio Senna; ‘Paulo Passos e Sara Cohen’ (2006) com obras de compositores brasileiros para clarineta/sax e piano e ‘Terra dos homens’ (2008), com obras de Ricardo Tacuchian, em trio com o barítono Marcelo Coutinho e Paulo Passos. Como solista, lançou em 2006 o CD que acompanha o livro Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado e o CD pianoforte (Ethos Brasil, 2010) com obras inéditas do Grupo Mosaico. Abordando aspectos pianísticos da obra de Ernesto Nazareth), defendeu a primeira dissertação (1988) de mestrado sobre o compositor em programas de pós-graduação no Brasil. É professora do Departamento de Musicologia e Educação Musical da UFRJ onde desenvolve pesquisa em temas voltados para o ritmo na música dos séculos XX e XXI.
Programa: Franz Schubert, Fantasia em fa menor D.940, op. post. 103; Igor Stravinsky, Petrushka, cenas burlescas em 4 quadros; Heitor Villa-Lobos, O Trenzinho do Caipira.
Data: 7 de junho de 2015, domingo
Horário: 18h
Local: Sala Villa-Lobos - Instituto Villa-Lobos
Entrada franca