Você está aqui: Página Inicial Notícias Paula Faour e Guga Mendonça na Abertura da Temporada 2015 da Série Unirio Musical

Paula Faour e Guga Mendonça na Abertura da Temporada 2015 da Série Unirio Musical

A pianista Paula Faour e o guitarrista Guga Mendonça fazem o concerto de abertura da temporada 2015 da Série Unirio Musical, na Sala Villa-Lobos, IVL (Av. Pasteur, 436 - fundos), nesta terça 31 de março, às 19 horas.
O Duo escolheu homenagear a cidade do Rio de Janeiro, pelos seus 450 anos, selecionando um repertório com músicas que falam da cidade. Com arranjos elegantes e interpretação empolgante, Paula e Guga prometem um lindo concerto relembrando canções que marcaram a história da cidade do Rio de Janeiro e da Música Popular Brasileira. No programa, compositores comoTom Jobim,Vinícius de Moraes, Sivuca, MarcosValle e Roberto Menescal, ganharão uma releitura moderna sob o olhar destes dois músicos.

Programa

1. Águas de Março (Tom Jobim)
2. Samba de Verão (MarcosValle P. S. Valle)
3. Ela é Carioca (Tom e Vinicius)
4. Samba do Avião (Tom Jobim)
5. Rio(Roberto Menescal)
6. Corcovado(Tom1Jobim)
7. Valsa de uma Cidade (Antonio Maria)
8. Tristeza (Haroldo Lobo e Niltinho)
9. Copacabana (TomJobim)
10. No Tempo dos Quintais (Sivuca)
11. Samba de Orly (Toquinho e ChicoBuarque)
12. Balanço Zona Sul (Tito Madi)
13. Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes)

GUGA MENDONÇA - Mestre em Música pela UNIRIO, Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Bacharel em Arranjo pela UNIRIO e Licenciado em Música pela UNIRIO, Guga Mendonça é atualmente professor de Guitarra Elétrica no Bacharelado em Guitarra Elétrica do Conservatório Brasileiro de Música, e também professor de música no CAp UERJ.

Um dos grandes marcos na carreira do guitarrista foi ter assumido a direção musical da banda de Sivuca durante nove anos (1997 a 2006), tendo sido responsável pela organização dos ensaios, dos repertórios e das partituras do Mestre.

Ao lado de Sivuca, participou de shows em todo o Brasil e no Exterior, destaque para: Espação das Artes (Copacabana, Rio de Janeiro, 1998), com participação especial de Hermeto Pascoal e Duo Santoro; Fórum Social Mundial (RS, 2002) e o Festival de La Pataia (Punta del Leste, Uruguai, 2001)

Ao longo da carreira já dividiu o palco com Hermeto Pascoal, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Moraes Moreira, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Alice Caymmi, Leoni, Arnaldo Brandão, Amelinha, Getúlio Cortes, Borguetinho, Mônica Montonne, além de ter participado em programas de TV como o Criança Esperança 2009, entre outros.

Outro dado importante na carreira de Guga Mendonça foi a participação, como guitarrista e arranjador, do grupo Sem Batuta, que lançou o primeiro disco em 1998. Em 2005, a Perfil Musical lançou o álbum “Sem Batuta com Tempero”.

PAULA FAOUR - pianista, arranjadora e compositora. Seu mais novo CD – Paula Faour e a música de Marcos Valle e Burt Bacharach – foi lançado pelo famoso selo carioca, Biscoito Fino, e produzido pelo pesquisador musical Rodrigo Faour. Neste trabalho, a pianista visita a obra destes dois gênios, apresentando uma nova concepção de arranjos que unem suas músicas. Paula Faour faz a interseção entre as duas obras com seu estilo pessoal, entremeando as melodias originais e criando versões inéditas. Com a supervisão musical do próprio Marcos Valle, Paula Faour contou com um “time estelar” nas gravações. Mestres como Roberto Menescal, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Sergio Barrozo, Cesar Machado, Jessé Sadoc e Ricardo Santoro contribuíram com seus talentos dando vida aos elegantes e suingados arranjos concebidos pela pianista. Marcos Valle também participa de uma das faixas (What the world needs now is love / Um novo tempo).

Paula Faour estudou piano clássico na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é formada no curso técnico e superior em piano. Graduou-se Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), lecionou a cadeira Piano em Música Popular Brasileira na UFRJ e é professora efetiva da UniRio, onde ministra aulas de piano popular, prática de conjunto e harmonia de teclado.

Em 2003, lançou no Japão seu primeiro álbum solo, Cool Bossa Struttin’, pelo selo Jazz Station Records (JSR), produzido por Arnaldo DeSouteiro. Este CD, gravado “ao vivo” em estúdio, traz o notável talento de Paula Faour comandando um acoustic trio com o legendário baterista Dom Um Romão (integrante do Weather Report, tendo gravado também com Tom Jobim e Frank Sinatra) e o famoso baixista Manuel Gusmão (que tocou com Jorge Ben, Meirelles & Copa 5 e Flora Purim). Entre os convidados especiais, estão a cantora Ithamara Koorax, o saxofonista e flautista José Carlos Bigorna e o guitarrista Gabriel Improta. Este trabalho ganhou cinco estrelas no site CD Universe, quatro estrelas na revista de jazz mais conceituada do Japão – “Swing Journal” – e é considerado um dos melhores CDs de jazz brasileiro pela revista Bravo (editora Abril). Em janeiro de 2005, Cool Bossa Struttin’ chegou ao Brasil com distribuição da Tratore, onde também foi recebido com elogiosas críticas dos jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa; revistas Backstage, Jazz+ e Bravo; além de sites especializados. Com este trabalho, Paula Faour apresentou-se em várias casas de espetáculos no Rio de Janeiro; participou do projeto “Mulheres do Brasil”, que reuniu artistas consagradas como Joyce, Leny Andrade, Tânia Maria e Elza Soares no palco do SESC Pompéia em São Paulo; e fez turnê em Portugal. Em seguida, voltou para o Brasil, apresentando-se na cadeia dos SESCs de São Paulo (Pinheiros, Santo André, Av. Paulista, entre outros) e em espaços como Centro Cultural da Justiça Federal, Sala Baden Powell e Espaço Bis Musical no Rio de Janeiro. Paula Faour e seu trio também marcaram presença no México, se apresentando no XX Festival Cultural de Zacatecas, representando pela primeira vez o Brasil na categoria Jazz, onde Cool Bossa Struttin’ foi considerado um dos melhores shows daquele festival nesse ano.

Em shows por todo o Brasil, assim como em diversas gravações, Paula atuou ao lado de artistas consagrados como Sivuca, Thiago de Mello, Dom Um Romão, Carlos Lyra, Tim Maia, Rildo Hora, Armando Nogueira, o violonista Finlandês Jarkko Toivonen, Ithamara Koorax, José Roberto Bertrami, Mário Castro Neves, DJ Marcelinho da Lua, Paulinho Tapajós, Hermeto Pascoal, Carlos Pingarilho, Duo Santoro e muitos outros. No ano de 2003, participou do Festival Frutas Tropicales, em Helsink, Finlândia e, em 2005, do projeto “Ano do Brasil na França” acompanhando a cantora Ithamara Koorax. Além disto, Paula acompanhou o maestro e acordeonista Sivuca durante seis anos, excursionando por todo o Brasil. Também participou, em 2000, do CD Street Angels, que ganhou o terceiro lugar de melhor álbum pela revista de jazz Down Beat. E, no ano seguinte, fez parte da banda do legendário baterista Dom Um Romão, que ganhou a sétima colocação de melhor grupo com o CD Lake of Perseverance, também pela Down Beat. Participou ainda de diversas peças teatrais como pianista, diretora musical, arranjadora e compositora, trabalhando com grandes diretores como Miguel Falabela, Charles Möeller, Cláudio Botelho, Flávio Marinho, Luis Mendonça, Henrique Tavares, Carlo Milani, Monika Gintersdorfer e Luís Carlos Maciel.

Atualmente, Paula Faour se dedica a divulgação de sua carreira no Brasil e exterior, e as aulas na Unirio.

« Abril 2019 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930