Marcelo Caldi na Série UNIRIO Musical
O acordeonista, pianista e compositor Marcelo Caldi vai fazer um show especial de lançamento do seu primeiro livro, “Tem sanfona no choro”, de partituras cifradas dos choros de Luiz Gonzaga dos anos 1940, dentro da programação da SÉRIE UNIRIO MUSICAL no próximo dia 14/05, terça-feira, às 19h, na Sala Villa-Lobos, na UniRio. O evento é gratuito, voltado aos estudantes da universidade e aberto ao público em geral. Participação especial da mãe de Marcelo, a pianista e professora Estela Caldi, e do irmão, também professor e saxofonista Alexandre Caldi.
A publicação traz um repertório ineditamente transcrito por Marcelo Caldi. É considerado “uma verdadeira preciosidade para os instrumentistas cultores do gênero”, conforme afirma o jornalista Severino Francisco, do Correio Braziliense, na reportagem “O sotaque nordestino do choro”, de 02/01/2013.
O livro contribui para ampliar as fronteiras da música e revela a influência da sanfona nordestina num gênero tipicamente carioca, realçando os inusitados caminhos do instrumento de fole no Brasil e mostrando um lado genial e virtuosístico porém pouco conhecido de Luiz Gonzaga. Marcelo Caldi atesta que Gonzagão compunha choros para sanfona com a mesma originalidade que Jacob Bettencourt para bandolim e Pixinguinha para flauta.
Desde o início da carreira, há 14 anos, Caldi vem se dedicando a pesquisar e experimentar as zonas limiares dos diversos estilos e tendências, o forró e o choro, o xote e o maxixe, o tango e o baião, o clássico e o popular... O resultado é uma trajetória artística sem precedentes, marcada pela versatilidade e ousadia, porque cria um diálogo inovador e contemporâneo junto aos precursores do chamado “choro nordestino”.
Prêmio
Vencedor do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, o livro “Tem Sanfona no Choro” faz parte de um projeto homônimo que inclui, além do livro, um CD com 13 faixas (uma seleção das partituras do impresso), em que Marcelo aproveita para expor todo o seu talento como instrumentista, intérprete e arranjador, ao lado de Fábio Luna (bateria e percussão), Luís Barcelos (bandolim, violão tenor e cavaquinho) e Nando Duarte (violão de sete cordas). Participações especiais de Estela Caldi (piano) e Alexandre Caldi (saxofones, flautas e flautins).
O álbum reúne valsas, mazurcas, polcas, quadrilhas e até os “xamegos”, um estilo de música instrumental que Gonzagão tentou emplacar antes do baião, dentro da linguagem do choro carioca, em que já mostrava os elementos de sua nordestinidade. Alguns títulos das peças já trazem a paisagem sertaneja, como “Luar do Nordeste”, “De Juazeiro a Pirapora”, “Véspera de São João”, entre outros.
A Série UNIRIO Musical tem seus concertos às terças-feiras, às 19 h. A entrada é franca. Durante o mês de maio a programação fica a cargo do prof. Pedro Aragão (IVL).