Você está aqui: Página Inicial Notícias IVL recebe o Professor Hélio Sena para ministrar aula aberta

IVL recebe o Professor Hélio Sena para ministrar aula aberta

O evento será no dia 21/11/14, 6a feira, às 15:30h, na Sala 602, no Bloco de cursos das Artes Cênicas

Aos professores e estudantes do IVL, convidamos para a aula aberta que o Professor Helio Sena irá ministrar para os grupos de Prática de Conjunto e Prática de Montagem, respectivamente coordenados pelos professores Mônica Duarte e Zeca Ligiero, a se realizar no dia 21/11, sexta-feira, na sala 602, Bloco dos cursos de Artes Cênicas, às 15:30 h.

Durante esse encontro, Professor Helio contará sobre seu trabalho durante os anos em que foi docente do IVL e seu trabalho artístico em suas caminhadas na vida. Professor Helio concluiu seu mestrado em Musicologia Teórica (1970), no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, União Soviética. Sua tese foi: "O desenvolvimento do ouvido musical no sistema relativo de solfejo". Em 1972, passou a lecionar Harmonia, Arranjos e Música de Câmara nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da UNI-RIO. Sua chefia no Departamento de Linguagem e Estruturação Musical no Instituto Villa-Lobos caracterizou-se pelos esforços em introduzir a música popular e folclórica brasileira num ensino até então marcado pela presença exclusiva de modelos europeus. Datam daí inovações naquela Faculdade de Música, como a revisão do conceito de Música de Câmara, passando a incluir na disciplina a formação de conjuntos dedicados à MPB e à música folclórica; criação e formalização em disciplina acadêmica do estudo de Evolução da Música Popular Brasileira, com enfoque sociológico, mercadológico e de direito autoral; e a reestruturação dos estudos de "Percepção Musical", "Teclado Básico" e "Arranjos e Técnicas Instrumentais", com a utilização preponderante de material rítmico e melódico proveniente do folclore e da MPB." (Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira).


Temos certeza que os participantes da aula com o professor Helio Sena terão momentos de muitas trocas positivas, musicais e de vida, com um Mestre que dedicou toda a sua vida no estudo da tantas vertentes vitais das músicas do homem no mundo.

Mônica Duarte
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

« Abril 2019 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930