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Ementas dos PROM temáticos oferecidos em 2019-1

Disciplinas PROM 2019.1

Ementas

  1. Pedagogia, técnica e interpretação pianísticas. Professora Lúcia Barrenechea

EMENTA: Definições de música e competências do músico; seleção e organização de saberes.Os múltiplos espaços de ensino e aprendizagem musical no Brasil e no âmbito internacional.Paradigmas e tendências de orientação de currículo na educação básica (infantil, ensino fundamental e médio), na educação profissional e nas escolas/conservatórios de música: retrospectiva histórica e visão prospectiva. Os múltiplos espaços para atuação do educador musical. Cultura e Educação: os materiais da cultura e as práticas musicais na educação. O lugar da criação no processo educacional. Leitura e escrita musical, experiência instrumental, criação e apreciação musical nos diferentes projetos pedagógico-musicais. Estudos em cognição e currículo.

 

  1. Apreciação musical como recurso pedagógico. Professor Leonardo Rodrigues (estágio docente PPGM) - Professora Responsável Silvia Sobreira

EMENTA: A Apreciação Musical na formação do licenciando em Música, para que este seja capacitado e estimulado a futuramente empregar, de forma fundamentada, técnicas e procedimentos de escuta musical ativa em sua prática docente; A prática da Apreciação Musical como possibilidade educativa; A apreciação musical como ponto de partida para o “aprender a ouvir”.

 

3. Práticas musicais criativas em ambiente de estúdio eletroacústico.  Professor Ricardo Cotrim (estágio docente PPGM) - Professora Responsável Mônica Duarte

EMENTA: Apoiada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a disciplina tem o objetivo geral de capacitar futuros professores de música a realizar e promover práticas musicais criativas em ambiente de estúdio eletroacústico. Este ambiente é definido como aquele instrumentalizado por equipamentos eletrônicos que possibilitam realização de atividades de gravação, de edição, de processamento e de reprodução sonora através de alto falantes (nas aulas são utilizados computadores, tablets, celulares etc.), Durante o curso são realizados estudos de programas de produção de áudio e de diferentes técnicas de composição.

 

4. Ensino de música na educação infantil. Professor Anderson Carvalho (estágio docente PPGM) - Professora responsável Silvia Sobreira

EMENTA: Proposta de musicalização para crianças de 02 a 06 anos.

 

5. Pedagogia do acompanhamento ao teclado no ensino básico. Professor Luiz Eduardo Domingues.

EMENTA: Ensino de acompanhamento de canções populares ao teclado.

 

6.  Performance afro - música/cena/dança. Professor Vincenzo Cambria.

EMENTA: Origens e história das religiões afro-brasileiras. Definições de performance, música, dança e cena no contexto dessas religiões e de práticas delas derivadas. O corpo e a performance (no conjunto formado por: batucar/cantar/dançar/contar). Performance e estados alterados de consciência (transe/possessão). Relações entre a música, a dança e a mitologia dos orixás. Competências e a transmissão do conhecimento (transmissão oral em culturas iniciáticas/exotéricas). A cultura do candomblé dos terreiros aos palcos. Tradição religiosa e criação artística. A história da dança afro no Brasil. A performance afro e a afirmação de uma identidade negra no Brasil. Influências da música e da dança das religiões afro-brasileiras na cultura popular brasileira. A práxis (união de ação e reflexão) da performance afro e a descolonização das práticas e conhecimentos escolares e acadêmicos.

 

7. Piqueniques musicais em com-junto. Professor Fernando Ariani.

EMENTA: Aplicação prática das dinâmicas adotadas pelo projeto “Canto Com-Junto e seus Piqueniques Musicais” (PROExC X0005/2018), que se propõem a despertar, estimular e desenvolver a capacidade de todo ser humano de "musicar" (Small, 2011). Partindo deste conceito, a disciplina pretende desenvolver entre os alunos competências no campo da percepção (melódica e harmônica), técnica vocal, estruturação musical (notação, arranjo, composição), aplicação de recursos tecnológicos de áudio, vídeo e editoração de partituras, além de envolve-los na preparação e realização de eventos musicais interativos abertos ao público.

 

8. Jogos pedagógicos para o ensino/aprendizagem da percepção musical. Professora Adriana Miana.

EMENTA: Desenvolvimento da percepção musical através de atividades lúdicas e jogos didáticos. Criação e sistematização de atividades para trabalhar individualmente e coletivamente os parâmetros sonoros (altura, duração, intensidade e timbre). Sistematização da escrita e leitura musical através de processos ativos dos educandos. Desenvolvimento da memória, afinação e coordenação motora como ferramentas para músicos (instrumentistas, monitores, compositores, professores, regentes). Os aspectos teóricos serão enfocados, a partir da prática, como necessidade de ordenação e sistematização dos mesmos e para tal serão utilizados jogos. Criação de jogos para o ensino/aprendizagem da percepção musical visando trabalhar algumas habilidades na utilização e criação de ferramentas para estimular a memória e a criatividade.

9. Objetos sonoros e instrumentos não convencionais: criações e aplicações. Professora Adriana Miana

EMENTA:  Desenvolvimento de habilidades – motoras, afinação, rítmica, melódica e harmônica - na utilização e criação de fontes sonoras não convencionais estimulando a criatividade.

 

10. O estudo do violão no contexto cultural e da indústria da música no Brasil. Professor Gabriel Improta.

EMENTA: O curso aborda a evolução do estudo de violão no Brasil a partir da reflexão sobre diferentes métodos de aprendizagem utilizados, com ênfase na improvisação, no desenvolvimento da musicalidade e da análise e na escuta crítica. Trata-se de uma abordagem prática ao estudo do instrumento orientada por uma reflexão histórica sobre o desenvolvimento do contexto cultural e da indústria da música no país. O curso abrange desde o período em que o violão esteve associado à marginalidade , ou à “malandragem”, ainda na alvorada do século XX, até atingir a centralidade na chamada Música Popular Brasileira, a MPB, que floresce nos anos 1960, chegando aos tempos da internet. Para tanto, serão propostas atividades criativas e pedagógicas ao instrumento , relacionadas às práticas abordadas. Os alunos devem utilizar o violão durante as aulas, mas o curso não requer o domínio avançado deste instrumento, podendo ser aproveitado por músicos de outros instrumentos.

 

11. Música Corpórea. Professor Sérgio Ghivelder. (Estágio docente PPGM) Professora Responsável Laura Rónai.

EMENTA: A percussão corporal, o gesto e o movimento em processos de musicalização. Novas abordagens e ferramentas para a didática do ritmo. O uso de sílabas mnemônicas, danças folclóricas e criações coreográficas. Células rítmicas e ritmo aditivo. As relações entre o movimento, o ritmo e a pulsação. A criação pessoal e coletiva como recurso metodológico imprescindível. O corpo não somente como uma ferramenta de treinamento rítmico, mas também como um instrumento de sensibilização musical.

 

12. Imaginação e criação sonoras na educação básica (antigo PROM Criatividade). Professora Mônica Duarte

EMENTA: Conceitos de imaginação e de criação no âmbito da psicologia social (teoria das representações sociais) e da teoria histórico cultural (Vigostki) vivenciados, por meio de ações corporais significativas, no campo da pedagogia da música. Os jogos dialogais de Koellreutter como fundamento epistemológico (ensino pré-figurativo) para uma prática criativa em sala de aula. Jogos cênicos como expressão de uma estética comunicacional (DUARTE, 2004). Releituras da proposta schaferiana: da paisagem sonora ao infinito e além.

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