Você está aqui: Página Inicial Notícias Duo Barrenechea-Vetromilla na Série UNIRIO Musical

Duo Barrenechea-Vetromilla na Série UNIRIO Musical

O duo formado pelos professores do IVL é a atração de 12 de maio.

Dando continuação ao mês do violão, teremos nesta terça-feira, 12 de maio,  às 19 horas, na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436 - fundos), a apresentação do Duo Barrenechea-Vetromilla. A entrada é FRANCA.

Formado por Sérgio Barrenechea (flauta) e Clayton Vetromilla (violão), o Duo inclui em seu repertório obras originais e transcrições. Buscando ampliar as possibilidades expressivas da formação instrumental, o duo inclui em suas apresentações obras consagradas bem como peças que o grande público tem poucas oportunidades de ouvir ao vivo. Principais concertos: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (http://www.youtube.com/watch?v=ABoW-FP-QBs), Série UNIRIO Musical, Museu de Ciências da Terra (DNPM); Sala de concerto, Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC; Projeto Música no Museu, Museu Histórico Nacional e Centro Cultural Pró- Música de Juiz de Fora; Série de apresentações da Associação de Violão do Rio de Janeiro no SESC Niterói e Casa da Moeda do Brasil.

CLAYTON VETROMILLA é professor de Violão no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atuou também na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. É Doutor em Música pelo PPGM da Unirio, com estágio de doutoramento realizado na Universidade de Aveiro, Portugal (2010). Fez o bacharelado em Música (Instrumento: Violão) na Universidade Federal de Minas Gerais e o mestrado em Música / Práticas Interpretativas (Violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com o compositor e bandoneonista Rufo Herrera gravou o CD Tocata del Alba - Rufo Herrera e Quinteto Tempos (Empowerment produções musicais) tendo também excursionado pelo Brasil e exterior. Na função de alaudista violonista, integrou o grupo Quadro Cervantes durante a edição do projeto Sonora Brasil / Música ibero-brasileira – SESC. Como solista de violão destacam-se os recitais no SESC-Flamengo, Rio de Janeiro, Festival Dilermando Reis / Guaratinguetá, São Paulo (2003) e Programa Sarau / Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro. Em duo com a atriz Carolina Virgüez, participou dos projetos FUNARTE Circulação de Música de Concerto e Concertos Didáticos.

SÉRGIO BARRENECHEA nasceu em Brasília, iniciando seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA, onde teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood. Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Cedar Rapids Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou do corpo docente de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2002 a 2005 e 2007), do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival "Inverno em Festa" em Palmas – Paraná (2006), do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul (2008) e do 21º Inverno Cultural da UFSJ (2008). Tem atuado intensamente como flautista do Quinteto Brasília, e eventualmente do Quinteto Villa-Lobos. Sérgio Barrenechea foi professor da Universidade Federal de Goiás e professor convidado da Universidade de Brasília. Atualmente, é professor adjunto de flauta transversal no Instituto Villa- Lobos/UNIRIO, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado). Desde 1989 forma o Duo Barrenechea com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, que se propõe a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular. Em 2008, o Duo lançou seu primeiro CD “Momentos em Paris”, com repertório de músicas de compositores franceses. Em 2010, gravou CD triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone”, que teve apoio da FAPERJ e UNIRIO, e inclui a obra completa deste compositor para flauta e piano. Recentemente, em fevereiro de 2012, o Duo Barrenechea realizou, com o viloncelista Hugo Pilger, tour de concertos internacional em Portugal (Lisboa, Porto e Aveiro) e Inglaterra (Londres e Salford), apresentando concertos dedicados a Francisco Mignone.

A Série UNIRIO Musical é coordenada pelo Prof. Marco Túlio. A curadoria do mês de maio é do Prof. Nicolas de Souza Barros.

« Agosto 2019 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031