Concerto em Homenagem à Creseli da Costa Nascimento no Instituto Villa-Lobos
Quem foi Creseli?
Quando entrei para o Instituto Villa-Lobos, em 1985, Creseli já era uma mulher linda, que imperava na Secretaria de Ensino. Servidora exemplar, conhecia como ninguém todos os caminhos e todos os meios para que os problemas que porventura surgissem fossem prontamente resolvidos.
Subitamente, Creseli se aposentou.
Novas fases na vida da UNIRIO: dificílima implantação de sistemas eletrônicos de matrícula, inclusão de disciplinas, confirmação, trancamentos, inclusões... precisamos de ajuda!
Silvio Merhy, diretor do IVL na época, encontrou a solução: chamar a Creseli que, em pouco tempo passou a dominar totalmente os recursos do sistema.
Voltou com a mesma eficiência, atenção, carinho por todos e se transformou na Fada Madrinha dos alunos que faziam filas à sua porta para que tudo se encaixasse e para que tudo desse certo. E dava. Todos matriculados de acordo com seus projetos de curso.
Faltava ainda a outra etapa. Cobrar dos docentes seus diários de classe e o lançamento das notas. Tudo ia para seu armário impecável, com toda a documentação.
Dúvidas? Creseli encontrava e sanava.
No final da tarde, chá, biscoitos, sanduíches e muito papo bom com seus colegas, professores, alunos. Uma roda diária de amizade e companheirismo, onde quem entrasse era bem-vindo.
Desta vez, o desaparecimento de Creseli de nosso convívio não poderá ser sanado.
Sentimos sua falta, sentimos a falta de sua presença que transmitia segurança, tranquilidade e afeto. Sentimos falta de nossa amiga.
Este concerto, que une toda a comunidade do Instituto Villa-Lobos e do Centro de Letras e Artes é apenas uma gota no mar de sua ausência.
Que a música nos traga a paz e nos console.
Carole Gubernikoff
Decana do Centro de Letras e Artes.