Ia Semana de Música Antiga da UNIRIO
Quando |
15/09/2015 a 05h00 a 22/09/2015 a 20h00 |
---|---|
Onde | UNIRIO / Colégio Sto Inácio e Sala Cecília Meireles |
Nome do Contato | Profa Laura Ronai |
Participantes |
Ficha técnica: MONDONVILLE À RIO Benoît Dratwicki, coordenador musical do Centro de Música Antiga de Versalhes: (https://fr.wikipedia.org/wiki/Beno%C3%AEt_Dratwicki) Bruno Procópio, cravo: http://brunoprocopio.com/wp/ Eugénie Lefebvre, soprano: http://www.eugenielefebvre.com/ François Joubert-Caillet, viola da gamba: http://www.lacheron.com/#!musicians/c68h; Stéphanie-Marie Degand, violino: http://www.concertsparisiens.fr/rubrique/detail_artiste/stephanie-marie-degand-violon.html?idArt=43) Orquestra Barroca da UNIRIO: Laura Rónai, coordenação musical https://www.facebook.com/orquestrabarrocaunirio?ref=hl SOPROS: Flauta doce: Claudio Frydman, Patricia Michelini, Phillip Wilhelm Keller Traverso: Claudio Frydman, Laura Rónai, Renato Victor Felix Oboé: Alexandre Bittencourt, Artur Ortenblad Duvivier, Gilberto Caserio Fagote: Elione Medeiros CORDAS: Violino: Daniel Prazeres, Maurício Pedrosa, Nichola Dittrich Viggiano, Oswaldo Vellasco, Roger LAGR (spalla), Thiago Costa Viola: Leonardo Cerante, Nichola Dittrich Viggiano Cello: Lucas Bracher, Waldo Temporal Viola da gamba: Beatriz Ventorini, Waldo Temporal Contrabaixo: Ricardo Bessa CORDAS DEDILHADAS: Guitarra: Alberto Brandão Theorba: Paulo Freitas TECLADOS: Cravo, órgão e virginal: Clara Albuquerque, Claudio Yabrudi, Eduardo Antonello, João Rival VOZES: Doriana Mendes, coordenação vocal Sopranos: Caroline Brito, Flavia Almeida, Laila Oazem, Marcia Neves Mezzo-soprano: Heloísa Mello Contralto: Nabila Trindade Tenor: Gabriel Ferrante, Thiago Debossan Barítonos: Emerson Lima, João Marcos Charpinel, Phelippe Fernandes Cardoso BOLSISTAS: Caroline Ribeiro, Flavia Almeida, Gabriel Ferrante, Heloísa Mello; Manoela Rónai Lima; Mariana Amorim; Phelippe Fernandes Cardoso, Thiago Costa |
Adicionar evento ao calendário |
![]() ![]() |
De 15 a 22 de Setembro de 2015 a Orquestra Barroca da UNIRIO realizará a Iª Semana de Música Barroca da UNIRIO com o apoio do Colégio Santo Inácio, que oferecerá suas belas instalações para parte das atividades. Haverá ainda a presença do Centro de Música Barroca de Versalhes, em inédito acordo de colaboração fora de seu país. A semana incluirá 2 concertos na Sala Cecília Meireles e master classes de teclado, voz, viola da gamba e violino (com Bruno Procópio, Eugénie Lefebvre, Francois Joubert-Caillet e Stéphanie-Marie Degan) além de palestra a cargo de Benoît Dratwicki, coordenador musical do CMBV.
Esta semana marca um momento especial na trajetória da OBU, que em 2015 monta sua segunda ópera barroca e caminha a passos largos para o reconhecimento mundial, sendo o primeiro – e único – grupo fora da França escolhido para receber o apoio do CMBV, inaugurado pela doação de imensa coleção de partituras que se configurará como a maior do gênero no Brasil.
A Orquestra Barroca da UNIRIO – OBU
A OBU procura recriar o ambiente sonoro intimista e variegado dos séculos XVII e XVIII. Para isso, desde 2002 utiliza cópias de instrumentos barrocos, com suas características particulares reproduzidas com obsessiva atenção. A ideia é proporcionar ao público a experiência de uma volta ao passado sonoro, reestabelecendo o equilíbrio entre timbres orquestrais originais, e evocando o universo musical deste período.
Os integrantes da orquestra se debruçam sobre tratados esquecidos e partituras ainda não editadas para desvelar hábitos de execução e resgatar antigas técnicas instrumentais. Cordas de tripa, flautas de madeira, oboés sem chaves, e outros instrumentos exóticos como viola da gamba, espineta e órgão-positivo, se unem para produzir uma sonoridade inigualável, digna de reis.
O Centro de Música Barroca de Versalhes
A música francesa dominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII contribuiu com gêneros musicais inovadores que constituem a riqueza deste patrimônio, como a ópera-balé, o moteto, a ópera cômica. No entanto este valioso acervo musical foi relegado ao esquecimento durante a Revolução Francesa. Só no fim do século XX surgiu um movimento de resgate desta arte, que tem como uma das principais características a interpretação em instrumentos de época. Criado em 1987, o Centro de Música Barroca de Versalhes segue ideia essencial e simples: reunir em um só lugar as profissões destinadas a redescobrir e valorizar a herança barroca francesa.
Nos últimos anos, o CMBV intensificou tais metas e alargou seu escopo de atividades com o objetivo de produzir concertos e espetáculos acompanhados de palestras; aprofundar a investigação das fontes antigas; organizar conferências; implementar treinamento vocal inicial e desenvolver formação profissional superior; publicar partituras, obras científicas e recursos digitais. Graças à singularidade da sua missão e de suas ações, o CMBV tornou-se, internacionalmente, o principal protagonista da redescoberta e valorização do patrimônio musical francês dos séculos XVII e XVIII.