Organização Curricular
A estrutura curricular do curso de mestrado em História da UNIRIO prevê a realização de dez disciplinas, correspondentes a 34 (trinta e quatro) créditos e divididas entre disciplinas formais e seminários. As disciplinas formais estão divididas entre obrigatórias (Teoria da História), optativas, de acordo com a linha de pesquisa escolhida pelo aluno (Instituições, Poder e Ciências ou Cultura, Poder e Representações), Tópicos Especiais em Instituições, Poder e Ciências ou Tópicos Especiais em Cultura, Poder e Representações) e eletiva (Eletiva). Os seminários estão divididos em seminários de pesquisa (Seminário de Pesquisa I, Seminário de Pesquisa II e Seminário de Pesquisa III, de acordo com a linha de pesquisa escolhida) e seminários de redação (Seminário de Dissertação I eSeminário de Dissertação II, realizadas com o orientador e seu grupo de orientandos).
A estrutura curricular está organizada em torno de três linhas curriculares:
- Fundamentação Teórica e Conceitual
- Metodologia e Pesquisa
- Elaboração de Dissertação
Fundamentação Teórica e Conceitual
Esta linha abrange as disciplinas História das Instituições; Instituições, Poder e Ciências (para os alunos inseridos na linha de pesquisa correspondente); Cultura, Poder e Representações (para os alunos inseridos na linha de pesquisa correspondente); Tópicos Especiais em Instituições, Poder e Ciências (para os alunos inseridos na linha de pesquisa correspondente); Tópicos Especiais em Cultura, Poder e Representações(para os alunos inseridos na linha de pesquisa correspondente) e Eletiva.
A primeira tem por objetivo fornecer o instrumental teórico básico necessário à realização de mestrado acadêmico em História, bem como as discussões historiográficas e as problemáticas referentes ao campo. As disciplinas Instituições, Poder e Ciências e Cultura, Poder e Representações têm por função apresentar, em uma temporalidade larga, os conceitos básicos trabalhados por cada uma das linhas de pesquisa do curso, bem como suas discussões historiográficas específicas. As disciplinas Tópicos Especiais são cursos monográficos, ministrados por professores inseridos em cada uma das linhas da pesquisa, que expressam a síntese entre as demandas próprias de cada linha e o perfil acadêmico de cada docente. Por fim, a disciplina eletiva, escolhida pelo aluno sob a supervisão de seu orientador, tem por finalidade subsidiar a formação do aluno em seu tema específico de estudo.
Metodologia e Pesquisa
Esta linha curricular de abrange as disciplinas Seminário de Pesquisa I, Seminário de Pesquisa II e Seminário de Pesquisa III, agrupadas referenciadas em cada uma das linhas de pesquisa. A disciplina Seminário de Pesquisa I tem por objetivo discutir os fundamentos e procedimentos metodológicos específicos a cada uma das linhas de pesquisa, através de discussões regulares com a participação de docentes, discentes e convidados. A disciplina Seminário de Pesquisa II tem por finalidade aplicar a metodologia discutida na disciplina anterior ao universo empírico, tanto através do manejo de fontes quanto da problematização historiográfica, com vistas, especificamente, à elaboração do projeto de pesquisa, cuja qualificação deverá ocorrer, necessariamente, ao fim do segundo semestre do curso. Por fim, na disciplina Seminário de Pesquisa III o aluno deverá aplicar a metodologia específica de sua linha de pesquisa ao desenvolvimento prático de seu projeto.
Elaboração de Dissertação
A linha curricular é composta das disciplinas Seminário de Dissertação I e Seminário de Dissertação II. Nelas, a partir do arcabouço teórico e metodológico próprio ao campo de pesquisa da História das Instituições e específico da linha de pesquisa escolhida, o aluno deverá redigir a sua dissertação sob a supervisão de seu orientador. Estas duas disciplinas pressupõem o contato constante entre os membros do grupo de orientandos de cada orientador, de modo a trocar experiências de pesquisa e de redação e de discutir resultados comuns entre pesquisas integradas.