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Tópicos Especiais em Sistemas de Apoio a Negócios II (Acessibilidade)

Sistemas de Apoio a Negócios

O acesso à informação de qualidade é essencial para a eficácia de uma organização e de todas as pessoas. Todos precisam de sistemas capazes de tratar suas informações de maneira sistemática e automatizada.

A conseqüência disto é que hoje o mercado de tecnologia de informação se constitui um dos motores da economia mundial. Some-se a tal fato o desenvolvimento surpreendente da Internet que, no fim do século XX, começou a revolucionar os sistemas de informação, de modo a expandir ainda mais esse mercado.

Mas, é importante lembrar que esses sistemas deverão atender diferentes pessoas, sendo que algumas delas podem ter limitações física, motora, auditiva e visual. Para orientar os projetistas na elaboração de sistemas acessíveis existem recomendações e diretrizes, como as propostas pelo W3C (WCAG - Web Accessibility Content Guidelines) e as propostas pelo governo brasileiro (e-Mag – Modelo de Acessibilidade Brasileiro), com orientações sobre como os sistemas devem ser construídos. Logo, é necessário que as Interfaces tenham sua acessibilidade verificada. Para isso, foram então desenvolvidos programas para avaliar, de forma automática, o nível de acessibilidade dos sites. Esses programas detectam o código HTML e analisam seu conteúdo, verificando se ele está ou não de acordo com o conjunto das regras estabelecidas. O problema é que a verificação da acessibilidade de um site feita somente por programas avaliadores de acessibilidade, não necessariamente garantirá um acesso a todos nem uma facilidade de uso. A atenção demasiada dada às leis de acessibilidade sem um alinhamneto com a usabilidade acabou criando regulamentações que contribuíram para melhorar a acessibilidade, mas sem melhorar a facilidade de uso, uma vez que a conformidade com as diretrizes se tornou o principal objetivo dos programas avaliadores de acessibilidade.

Diante das dificuldades envolvidas na obtenção da acessibilidade digital e na Web, o presente curso tem estudar fatores humanos e os requisitos envolvidos na acessibilidade de sistemas. Espera-se que resultados obtidos durante as atividades do curso obtidos possam gerar pesquisas que servam de subsídios para, aos poucos, auxiliar os desenvolvedores de conteúdo Web na concepção de sistemas mais acessíveis.

 

No. de Créditos: 4,0

 

Ementa:

  • Introdução;
  • Acessibilidade X usabilidade;
  • Acessibilidade Digital;
  • Acessibilidade na Web ou e-Acessibilidade:
  • Web semântica - Padrões web e Padrões de acessibilidade e Importância da Acessibilidade na Internet e na Web para o Deficiente Visual;
  • Desenho Universal; Definição deTecnologia assistiva;
  • Concepção para a Acessibilidade na Web;
  • Diretivas do W3C para a Acessibilidade do Conteúdo da Web: WCAG 1.0, WCAG 2.0, WCAG Samurai e Diretivas Irlandesas;
  • Acessibilidade no Brasil: e-MAG – Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Brasileiro;
  • Processo de Acessibilização;
  • Programas Avaliadores de Acessibilidade;
  • Problemas de Usabilidade com Relação à Acessibilidade;
  • Alinhando os Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade;
  • Usuários com Necessidades Digitais Especiais;
  • Tipos de Deficiência: Deficiência física/motora, Deficiência auditiva, Deficiência visual, Deficiência cognitiva e Deficiência múltipla;
  • Helen Keller;
  • Modelos: Modelos Conceitual do Usuário;
  • Acessibilidade para Pessoas Terceira Idade; Acessibilidade para analfabetos Funcionais;
  • Tecnologia Assistiva para Diferentes Tipos de Deficiências:  Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual/Cegueira, Leitor de Tela, Navegador Textual, Navegador com Voz, Deficiência Visual/Baixa Visão, Deficiência Mental.