Ferramentas Pessoais

Navegação

Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

Sistemas de Apoio a Negócios

A crescente importância do conhecimento no dia-a-dia das organizações levou as empresas a desenvolverem recursos que facilitem e estimulem a gestão desse insumo. Assim, passou a ser adotado em larga escala o termo Gestão do Conhecimento. Os processos relacionados à gestão de conhecimento necessitam cada vez mais de tecnologia e suporte computacional para facilitar a disseminação de experiência e conhecimento nas organizações. A gestão dos Sistemas de Informação está, portanto, altamente relacionada aos sistemas computacionais que lidam com conhecimento. Nesta disciplina, são abordados os processos, técnicas e tecnologia de suporte à gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional

 

No. de Créditos: 4,0


Ementa

  • Princípios da gestão e transformação de conhecimento em organizações.
  • Memória organizacional.
  • Ferramentas para Gestão de Conhecimento.
  • Paradigma de captura, representação, armazenamento e recuperação de conhecimento.
  • Contexto em Gestão de Conhecimento.
  • Compartilhamento de conhecimento.
  • Portais Corporativos.
  • Aprendizado organizacional.
  • Comunidades de prática.
  • E-learning.
  • Treinamento baseado nos processos de trabalho (Work-based Training).
  • Sistemas de Distribuição de e-learning voltados para a Gestão de Conhecimento.