Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
A crescente importância do conhecimento no dia-a-dia das organizações levou as empresas a desenvolverem recursos que facilitem e estimulem a gestão desse insumo. Assim, passou a ser adotado em larga escala o termo Gestão do Conhecimento. Os processos relacionados à gestão de conhecimento necessitam cada vez mais de tecnologia e suporte computacional para facilitar a disseminação de experiência e conhecimento nas organizações. A gestão dos Sistemas de Informação está, portanto, altamente relacionada aos sistemas computacionais que lidam com conhecimento. Nesta disciplina, são abordados os processos, técnicas e tecnologia de suporte à gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional
No. de Créditos: 4,0
Ementa
- Princípios da gestão e transformação de conhecimento em organizações.
- Memória organizacional.
- Ferramentas para Gestão de Conhecimento.
- Paradigma de captura, representação, armazenamento e recuperação de conhecimento.
- Contexto em Gestão de Conhecimento.
- Compartilhamento de conhecimento.
- Portais Corporativos.
- Aprendizado organizacional.
- Comunidades de prática.
- E-learning.
- Treinamento baseado nos processos de trabalho (Work-based Training).
- Sistemas de Distribuição de e-learning voltados para a Gestão de Conhecimento.