Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / 2o Fórum de Convergência das Licenciaturas em Matemática nas Modalidades Presencial e a Distância

por Ronaldo da Silva Busse última modificação 19/12/2013 10h41

O II Fórum de Convergência de Licenciatura nas Modalidades Presencial e a Distância, que ocorreu no auditório do CCET nos dias 11, 12 e 13 de novembro, contou com a presença de mais de 30 professores de diversos estados de nortesul do Brasil incluindo o diretor nacional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Celso Costa. O evento organizado pelos professores Luiz Amancio Júnior e Luís Pedro Jutuca contou com 9 palestras e duas mesas redondas.

Nas palestras os professores expuseram as condições das licenciaturas de matemática nas diferentes regiões como a dificuldade de se obter bons tutores presenciais, a burocracia na liberação de recursos financeiros nas universidades, as diversas grades curriculares. Discutiu-se também práticas acadêmicas diversas como utilização de recursos múltimídia como a gravação de telas de modo dinâmico, gravação de áudio ou vídeo.

A participação da plateia durante as palestras manteve permanente o ambiente de discussão durante todo o evento. Destaque para a participação da professora coordenadora de estágio do consórcio CEDERJ pela UERJ, na Mesa Redonda do segundo dia, o estágio se mostrou um ponto delicado daEducação a Distância (EAD). O professor Mário Olivero, coordenador da EAD/UFF, observou a necessidade de maior participação de coordenadores de licenciaturas presenciais num terceiro fórum.

A exposição sobre a UAB proferida no terceiro dia pelo professor Celso Costa abordou temas relevantes como a criação de colegiados e procedimentos acadêmicos nas universidades para cada vez mais institucionalizar a Educação a Distância, falou também sobre a importância da manutenção dos fóruns de EAD divididos por área e região.