Histórico
História, Diretrizes e Princípios
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Histórico e contextualização do Programa | ||
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O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), encontra-se instalado na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ele tem 36 anos de atividades de formação e pesquisa ininterruptas, tendo por marco a Resolução nº 209 de 16 de dezembro de 1980, quando denominado Curso de Mestrado em Enfermagem (CME) que teve o seu primeiro Regulamento em 1981, e o seu credenciamento através do Parecer nº 813 de 30 de outubro de 1989. Ele foi resultante de experiências cumulativas, tanto de discentes, como docentes do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino, da Pesquisa e da Assistência de Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Destaca-se que, considerando que várias mudanças ocorreram, entre elas aquelas decorrente, tanto da aprovação do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UNIRIO (Resolução nº 297 de 28 de agosto de 1994), quanto das avaliações internas e externas que sistematicamente advinham, o CME foi submetido a reorganização da sua estrutura curricular. Desta forma, ele é o primeiro Programa de Pós-Graduação da UNIRIO, totalizando 560 mestres formados pelo programa, até o final de 2016.O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), encontra-se instalado na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ele tem 36 anos de atividades de formação e pesquisa ininterruptas, tendo por marco a Resolução nº 209 de 16 de dezembro de 1980, quando denominado Curso de Mestrado em Enfermagem (CME) que teve o seu primeiro Regulamento em 1981, e o seu credenciamento através do Parecer nº 813 de 30 de outubro de 1989. Ele foi resultante de experiências cumulativas, tanto de discentes, como docentes do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino, da Pesquisa e da Assistência de Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Destaca-se que, considerando que várias mudanças ocorreram, entre elas aquelas decorrente, tanto da aprovação do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UNIRIO (Resolução nº 297 de 28 de agosto de 1994), quanto das avaliações internas e externas que sistematicamente advinham, o CME foi submetido a reorganização da sua estrutura curricular. Desta forma, ele é o primeiro Programa de Pós-Graduação da UNIRIO, totalizando 560 mestres formados pelo programa, até o final de 2016. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), encontra-se instalado na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ele tem 36 anos de atividades de formação e pesquisa ininterruptas, tendo por marco a Resolução nº 209 de 16 de dezembro de 1980, quando denominado Curso de Mestrado em Enfermagem (CME) que teve o seu primeiro Regulamento em 1981, e o seu credenciamento através do Parecer nº 813 de 30 de outubro de 1989. Ele foi resultante de experiências cumulativas, tanto de discentes, como docentes do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino, da Pesquisa e da Assistência de Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Destaca-se que, considerando que várias mudanças ocorreram, entre elas aquelas decorrente, tanto da aprovação do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UNIRIO (Resolução nº 297 de 28 de agosto de 1994), quanto das avaliações internas e externas que sistematicamente advinham, o CME foi submetido a reorganização da sua estrutura curricular. Desta forma, ele é o primeiro Programa de Pós-Graduação da UNIRIO. A trajetória de três décadas do PPGENF é marcada pelo avanço no desenvolvimento acadêmico, científico, institucional e curricular, a partir da participação de diversos doutores que desde a criação do programa imprimiram sua identidade, por meio de lutas e conquistas, para responder as questões dos diferentes desafios da sociedade, desde as demandas das instituições de ensino superior ao Sistema Único de Saúde. Isto implicou diversas mudanças, desde a reconfiguração curricular ao (re)cadastramento de docentes para o PPGENF. O PPGENF se localiza na cidade do Rio de Janeiro, no prédio destinado à Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, zona sul da cidade, bairro da Urca, próximo ao Iate Club do Rio de Janeiro, antes Praia da Saudade, berço da enfermagem brasileira, como marco temporal de 1890, por meio do Decreto n. 791, pela criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, atual Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, circunscrita de pontos turísticos, como, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Por este motivo é considerada como um dos espaços nobres do Rio de Janeiro. Isto implica em características espaciais de âmbito sociocultural, onde também se localiza a reitoria da UNIRIO e a administração central da instituição. |
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Diretrizes do Programa | ||
Desenvolver visão abrangente e postura crítica face às questões de saúde, enfermagem e educação na realidade brasileira e internacional; aprofundar o conhecimento em áreas específicas de Enfermagem de modo a contribuir para o desenvolvimento da profissão em seu conjunto e desenvolver a capacidade de pesquisa, considerada essencial para a atuação do (a) Enfermeiro (a) assistencial, docente e pesquisador. |
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Princípios do Programa | ||
• Integração entre os níveis de educação superior: graduação e pós-graduação em enfermagem; • Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência, tendo como eixo integrador a investigação científica; • Produção do conhecimento em enfermagem voltada para a defesa e qualificação da vida; • Valorização e exercício dos preceitos éticos, da postura humanista e da cidadania plena; reflexão acadêmica, contextualizada e plural, em relação à inserção da enfermagem no mundo do trabalho, pautada na visão crítica e social das condições de vida da população brasileira; • Construção epistemológica interdisciplinar para garantir a pluralidade teórica e metodológica. |