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Resumos

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Lista dos trabalhos aprovados no  I GEOEDUCA

 

Linhas Temáticas

O tema central do encontro será “Relações entre Educação, Ciência, Meio Ambiente e Cultura” e as atividades incluirão palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos em diferentes modalidades (oral, pôster e outras formas de apresentação). Os trabalhos deverão ser enviados através do formulário específico.

Os trabalhos deverão estar associados a uma das seguintes linhas temáticas do evento:

  1. Processos de Ensino-Aprendizagem em Geociências na Educação Básica
  2. Conteúdo de Geociências nos currículos da Educação Básica
  3. Desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino de Geociências
  4. Educação não-formal e Divulgação Científica
  5. Políticas Públicas para a Educação Básica
  6. Interfaces entre Educação, Ciência, Meio Ambiente e Cultura

 

Regras para submissão  trabalhos

1 O trabalho a ser enviado para a comissão de colaboradores científicos deve estar relacionado a uma das seis linhas temáticas do evento.

2 Serão aceitos trabalhos completos e resumos simples. Não serão aceitos trabalhos ou resumos que apresentem apenas projetos. Os trabalhos completos e resumos simples podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

3 Os trabalhos completos devem ser compostos de: título, nome dos autores, dados das instituições de ensino, contato dos autores (e-mail), resumo, palavras-chave, texto e referências bibliográficas. O arquivo completo deve ter entre 8 e 12 páginas, em formato doc. Regras de formatação: página tamanho A4, orientação retrato, margens de configuração “normal” (superior e inferior: 2,5 cm, direita e esquerda: 3,0 cm). O espaçamento em todo o texto deve ser de 1,5 entre linhas e 0 pt antes e depois. Primeira linha: título do trabalho em fonte Times New Roman, 14, em negrito, usando letras maiúsculas e minúsculas, centralizado. Segunda linha em branco. Terceira linha: nome dos autores em fonte Times New Roman, 12, em negrito e centralizado. Após o nome de cada autor, utilizar numeração sequencial em sobrescrito para referenciar as instituições de ensino. No caso de trabalho com mais de um autor, separar os autores por ponto e vírgula. Quarta linha: nome das instituições de ensino de cada autor do trabalho em fonte Times New Roman, 12, e justificados. Em seguida, listar o e-mail de contato de cada autor. Duas linhas em branco. O texto do trabalho deverá ser redigido em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As referências bibliográficas devem conter somente os trabalhos explicitamente citados no texto. Tanto a relação de referências bibliográficas como as citações no texto deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT. As páginas não devem ser numeradas.

4 Os resumos simples devem ser compostos de: título, nome dos autores, dados das instituições de ensino, contato dos autores (e-mail), texto em parágrafo único, palavras-chave. Devem estar formatados em página tamanho A4, orientação retrato, margens de configuração “normal” (superior e inferior: 2,5 cm, direita e esquerda: 3,0 cm). O espaçamento em todo o resumo deve ser de espaço simples e 0 pt antes e depois. Primeira linha: título do resumo em fonte Times New Roman, 14, em negrito, usando letras maiúsculas e minúsculas, alinhado à esquerda. Segunda linha em branco. Terceira linha: nome dos autores em fonte Times New Roman, 12, em negrito e alinhado à direita. Usar o sobrenome de citação em maiúsculas. Após o nome de cada autor, utilizar numeração sequencial em sobrescrito para referenciar instituições de pesquisa. No caso de resumo com mais de um autor, separar os autores por ponto e vírgula. Quarta linha: nome das instituições de pesquisa de cada autor do resumo em fonte Times New Roman, 12, e alinhado à direita, e e-mails. Duas linhas em branco. O texto do resumo deverá ser redigido em parágrafo único, em fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples (1pt.) e alinhamento justificado. É permitido o máximo de 400 palavras. Não são permitidas referências bibliográficas.

5 Em caso de trabalhos e resumos com mais de um autor, cada trabalho deverá ser submetido somente pelo primeiro autor. O número máximo de autores por trabalho é 7 (sete). Todos os autores dos trabalhos deverão se inscrever e realizar o pagamento da inscrição no evento.

6 Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das três categorias:

  • 6.1 Relato de experiência de docentes da Educação Básica
  • 6.2 Produção de materiais didáticos e paradidáticos para Educação Básica
  • 6.3 Resultado de pesquisa acadêmica sobre Educação Básica (concluída ou em andamento)

6.1 Relato de Experiência Docente (RE): supõe escrita, descrição e reflexão teórica acerca de uma experiência docente relacionada ao tema central e/ou às linhas temáticas do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter como fruto a produção de um material didático.

6.2 Produção de Materiais Didáticos e Paradidáticas (MD): o autor deverá incluir informações acerca do desenvolvimento, da forma, do conteúdo, do uso e objetivos pedagógicos do material didático ou paradidático e apresentar os materiais elaborados (através de fotografias, filmes ou outras formas de apresentação).

6.3 Pesquisa Acadêmica (PQ): a pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, incluindo dados, análise e discussão. Projetos de pesquisa não serão aceitos. A escrita do trabalho completo deve privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados, análises dos dados, discussões e conclusões.

7 Dentro de qualquer categoria, os trabalhos terão três (03) formatos para apresentação:

  • apresentação oral
  • apresentação de pôster
  • apresentação em outras linguagens

a) Apresentações orais: serão feitas pelo primeiro autor e terão a duração de 15 minutos, acrescidos de 5 minutos para a discussão, podendo ser usado o datashow. Ao final da apresentação será entregue ao primeiro autor o certificado de apresentação do trabalho contendo o nome de todos os autores do trabalho, conforme a inserção no sistema. Os nomes dos autores aparecerão no certificado da forma em que foram digitados no formulário de inscrição.

b) Apresentações de pôsteres: Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros de largura e de 1 metro de altura. Deverá conter a logomarca da instituição de origem, próxima ao título. O título deverá ser o mesmo utilizado no trabalho completo enviado e deve ser escrito em letras maiúsculas de forma que sejam vistos a três metros de distância. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância. Os pôsteres deverão ser afixados trinta minutos antes do horário previsto para apresentação no local definido na programação do evento. O apresentador, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público durante o horário estipulado na programação. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer meia hora antes do início da sessão, e eles devem ser pendurados nos cavaletes. Ao final da apresentação, será entregue ao primeiro autor, que apresentou o trabalho durante todo o período exigido, o certificado de apresentação. Se o primeiro autor inserir o nome dos outros autores no sistema no momento do envio do trabalho, o nome de todos os autores aparecerá no certificado, da forma em que foram digitados.

c) Apresentações em outras linguagens: pode abarcar apresentações em linguagens diferentes da acadêmica tradicional: apresentação de vídeos, instalações, peças de teatro, dança, exposições em consonância com os objetivos, temática e eixos do evento. No momento da inscrição, os autores devem indicar o espaço e equipamentos mínimos necessários para suas apresentações. Essas demandas serão avaliadas conforme a disponibilidade do local e equipamentos e serão discutidas caso a caso entre coordenação do evento e os autores.

8 Os trabalhos deverão ser enviados através do formulário específico.

Premiação de Trabalhos

1 A Comissão Organizadora do I GEOEDUCA (2015) tem a satisfação de anunciar que haverá uma premiação durante o evento, para os trabalhos completos ou resumo simples apresentados pelos professores da Educação Básica. A premiação do melhor trabalho será por sessão oral, pôster e outras categorias de apresentação. Na ocasião da submissão do trabalho completo ou resumo, indicar se deseja que o mesmo concorra à premiação.

2 Apenas um único trabalho por dia (oral OU pôster OU outras formas de apresentações) poderá ser apresentado para premiação por cada participante.

3 O trabalho completo ou resumo simples deverá obedecer às normas de submissão divulgadas pela Comissão Organizadora do GEOEDUCA 2015 (prazos, tamanho, etc.).

4 O trabalho ou resumo tem que ser original (não serão aceitos resumos apresentados em outros eventos).

5 A comissão organizadora do evento determinará a composição das comissões julgadoras, composta por três membros, uma para cada dia.

6 A comissão julgadora avaliará tanto o texto escrito como a apresentação em si, tendo como critérios básicos a originalidade do problema abordado, a pertinência da metodologia para a sua solução, os resultados obtidos e a qualidade da apresentação (oral ou pôster ou outras formas de apresentações) do professor da Educação Básica como primeiro autor. Para tal fim, recomenda-se apresentar texto bem redigido onde fica claro o problema abordado e a sua relevância para ensino de Geociências na Educação Básica, além de respeitar as normas de apresentação dos pôsteres ou o tempo limite para a apresentação oral ou de outras formas de apresentação, incluindo o tempo reservado para perguntas.

7 A premiação será estipulada pela Comissão Organizadora e anunciada ao final do evento.

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