Você está aqui: Página Inicial Corpo Técnico

Corpo Técnico

 

Igor Christo Miyahira:

Biólogo do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), realiza atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, além da administração universitária. Fez doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, estudando os bivalves de água doce, especialmente os pertencentes a Hyriidae. Visitou importantes coleções científicas no Brasil e no exterior durante o desenvolvimento deste trabalho, além de realizar expedições de coleta em diversas áreas do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Malacologia, principalmente nos temas relacionados aos moluscos de água doce. Atua como professor ministrante em disciplinas de graduação e pós-graduação da UNIRIO, assim como também colaborando com palestras (teóricas e/ou práticas) inseridas em outras disciplinas. Atualmente também é segundo secretário da Sociedade Brasileira de Malacologia, além de ser editor do Informativo da SBMa.

 

Raquel de Almeida Ferrando Neves

Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ecologia -Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ecologia - Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do Dr. Jean Louis Valentin e co-orientação da Dra. Gisela Mandali de Figueiredo. Doutorado sanduíche - Institut Universitaire Européen De La Mer (IUEM) no Laboratoire des Sciences de lEnvironnement Marin (LEMAR), sob orientação da Drª Helene Hegaret. Bióloga do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 

Sandra Zorat Cordeiro

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP (1994), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998) e Doutora em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012). Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, Biotecnologia Vegetal e Botânica, com ênfase em comunidades vegetais de restingas, atuando principalmente nos seguintes temas: Apocynaceae (Mandevilla), cultura e conservação in vitro de tecidos vegetais, histoquímica vegetal e detecção de metabólitos especiais com caráter quimiossistemático, como ceras epicuticulares, terpenos e substâncias fenólicas. Atua como Bióloga no Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da UNIRIO, sendo a vice-curadora do Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI) e responsável pelo Projeto de Extensão "Recuperação, Preservação e Expansão do Acervo do HUNI". É colaboradora do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do IBIO/CCBS/UNIRIO, do Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal do IB/CCS/UFRJ e da Faculdade de Farmácia/CCS/UFRJ, desenvolvendo pesquisas em cultura de tecidos e conservação in vitro, bioatividades e efeitos de reguladores de crescimento na obtenção de mudas e otimização da produção de metabólitos secundários no gênero Mandevilla (Apocynaceae). Atua ainda como voluntária no Projeto de Extensão "Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO", monitorando e auxiliando nas visitas guiadas de grupos com necessidades especiais ao referido jardim.