error while rendering plone.header
Você está aqui: Página Inicial / Corpo Docente - Biodiversidade Terrestre e de Águas Continentais

Corpo Docente - Biodiversidade Terrestre e de Águas Continentais

 

Ana Maria Paulino Telles de Carvalho e Silva:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, biologia reprodutiva, desenvolvimento da larva, osteologia de adultos e larvas de Anfíbios.

 

Andrea Furtado Macedo:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe e professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biotecnologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de tecidos, planta medicinal, biotecnologia, botânica e fotomorfogênese.

 

Camila Maistro Patreze:
Possui graduação em Ciências Biológicas (2000) e mestrado em Ciências Biológicas, Área de Biologia Vegetal (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde trabalhou com fixação de nitrogênico e fungos micorrízicos em plantas nativas. Concluiu o doutorado (2008) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) trabalhando com marcadores moleculares microssatélites e cloroplastidial vegetal. Fez estágio de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Profa. Substituta de Genética pela mesma instituição em 2008. Desenvolveu em 2009 pós-doutoramento no Plant Research International (PRI), na Holanda, estudando interações entre proteínas vegetais. Atualmente é Profa. Adjunta pelo Depto. de Botânica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de biotecnologia e biodiversidade molecular de plantas e fungos, fungos micorrízicos, marcadores moleculares, genética de populações, expressão gênica e interação entre proteínas.

 

Christina Wyss Castelo Branco:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência em Limnologia, atuando nos seguintes temas: lagoas costeiras, reservatórios de hidrelétricas, plâncton lacustre, dieta alimentar de peixes neotropicais e indicadores biológicos de impactos antrópicos.

 

Claudia Alessandra Fortes Aiub:
Claudia A. F. Aiub atualmente trabalha nas linhas de pesquisa de Toxicologia de produtos naturais e de síntese, Genética molecular e Mutagênese com cooperação em pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta 40h DE do Departamento de Genética e Biologia Molecular da UNIRIO. Tem Pós-doutorado em Genética Molecular (Universidade de Salzburg, Austria) e Doutorado em Ciências, na área de Biociências Nucleares (UERJ). Seu mestrado, realizado na Pontifícia Universidade do Estado do Rio Grande do Sul PUCRS foi em Biociências, na área de Fisiologia e Bioquímica de Grupos Recentes. Possui especialização em Toxicologia, curso realizado pela PUCRS. Ingressou no curso de Graduação em Ciências Biológicas, na PUCRS, concluindo-o em 1995, tendo recebido durante todo seu período bolsas de Iniciação científica, todas na área de genética toxicológica.

 

Davor Vrcibradic:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Répteis e Anfíbios.

 

Elidiomar Ribeiro da Silva:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ephemeroptera, atua preponderantemente no estudo das espécies do Estado do Rio de Janeiro, tanto em termos da taxonomia quanto em biologia e biodiversidade.

 

Fabiano Salgueiro:
Possui graduação em Ciências Biológicas, doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado Sanduíche pelo Institut National de la Recherche Agronomique e pós-doutorado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas e orienta principalmente nos seguintes temas: genética da conservação, filogeografia, fluxo gênico em espécies de plantas neotropicais, polinização, dispersão de sementes, sistema de cruzamento e filogenia molecular.

 

Leonardo dos Santos Ávilla:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A formação acadêmica inclui períodos no exterior, no American Museum of Natural History (Nova Iorque, EUA), e no Fiel Museum (Chicago, EUA). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Vertebrados, atuando principalmente em Sistemática (taxonomia e evolução) e Paleoecologia de Mamíferos Sul-americanos.

 

Maria Lucia Lorini:
Possui pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde auxilia a implementar a linha de pesquisa de Modelagem Espacial em Biodiversidade, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Possui doutorado em Geografia (Planejamento e Gestão Ambiental / Geoecologia) pela UFRJ; mestrado em Geografia (Geoprocessamento) pela UFRJ e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Biogeografia, Geoprocessamento, Ecologia, Conservação e Zoologia, com ênfase em Biodiversidade, atuando principalmente nas seguintes temáticas: análise e modelagem espacial em biodiversidade, modelagem de distribuição e hábitat, mudanças de uso do solo, mudanças climáticas, sensoriamento remoto e sistemas geográficos de informação, escala e complexidade, biologia e biogeografia da conservação, ecologia de paisagem, sistemas de informação em biodiversidade, ecoinformática e mastozoologia neotropical.

 

Valéria Magalhães Aguiar Coelho:
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diptera, Calliphoridae, biologia, ecologia de moscas varejeiras, Mata Atlântica, controle, Nasonia vitripennis (Hymnoptera: Pteromalidae), mííase e terapia larval.

Notícias
Mestrado 2019 14/12/2018