error while rendering plone.header
Você está aqui: Página Inicial / Corpo Docente - Biodiversidade Marinha

Corpo Docente - Biodiversidade Marinha

 

Áthila Bertoncini Andrade:
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Ciências e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Visitante (Postdoc) do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biodiversidade Neotropical) vinculado ao Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos. Tem como foco de suas pesquisas a dinâmica e estrutura de comunidades de peixes recifais, biologia reprodutiva, agregações reprodutivas de peixes recifais, ecologia alimentar, ecologia e conservação de espécies ameaçadas bem como a temática de Áreas Marinhas Protegidas. Faz uso da fotografia subaquática como importante ferramenta nas pesquisas com peixes recitais. www.issuu.com/athilapeixe | https://www.researchgate.net/profile/Athila_Bertoncini

 

Betina Kozlowsky Suzuki:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Chemical Ecology & Ecotoxicology pela Universidade de Lund (Suécia). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia do Plâncton, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton, copépodes, cianobactérias, algas tóxicas, acúmulo de toxinas, ecossistemas aquáticos costeiros e reservatórios.

 

Carlos Henrique Soares Caetano:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia (Zoologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Zoologia, com ênfase na Taxonomia de Moluscos Marinhos e Ecologia de invertebrados marinhos bênticos.

 

Joel Campos de Paula:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Botânica pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Macroalgas Marinhas, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, Dictyotaceae, produtos naturais marinhos e algas bentônicas..

 

Lazaro Luiz Mattos Laut:
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de micropaleontologia. Tem experiência na área de geologia marinha, micropaleontologia, sedimentologia e ecologia de bentos com ênfase nos grupo: foraminíferos, tecamebas, ostracodes e diatomáceas. Atua principalmente em projetos sobre evolução de sistemas costeiros, varrições do nível relativo do mar, mudanças climáticas, poluição e monitoramento ambiental.

 

Luciano Neves dos Santos:
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá, com estagio sanduíche junto ao Institut d’Ecologia Acuatica (IEA) da Universitat de Girona (Espanha). Realizou pós-doutorado da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Tem experiência na área de Ecologia de Ambientes Aquáticos, com ênfase no manejo e conservação de recursos pesqueiros, atuando principalmente nos seguintes temas: recifes artificiais, interações espécie-habitat (natural e artificial), espécies invasoras, interações predador-presa, métodos de amostragem, variáveis abióticas e bioestatística.

 

Paulo Alberto Silva da Costa:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente em biologia pesqueira, avaliação e manejo de recursos pesqueiros, bioecologia e taxonomia de peixes demersais.

 

Ricardo Silva Cardoso:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Ciencias Biologicas - Universidad de la Republica (Uruguai). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Praias Arenosas, Biologia Populacional, Macrofauna e Invertebrados Marinhos.

 

Roberta Lourenço Ziolli:
Possui graduação (1993) em Química e doutorado (1999) em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desenvolvendo parte de sua tese na Universidade de Liverpool, UK, na área de Poluição Marinha. Pós-doc na área de Saneamento Ambiental sendo pesquisadora do programa PROSAB/FINEP trabalhando com Tecnologias Sociais/Tecnologias Alternativas para tratamento da água em pequenas comunidades. Foi professora/pesquisadora da PUC-Rio por 10 anos, atuando na graduação e pós-graduação. Atualmente é professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desenvolvendo pesquisas na área Ambiental, principalmente na questão dos agrotóxicos e na utilização de peixes como biomarcadores. Além do Ensino e Pesquisa, atua fortemente em Extensão. Atuou ainda na área de ensino assistido por tecnologia de informação e comunicação com ênfase na produção de conteúdos educacionais digitais multimídias (áudio-visual e software educacional voltado para simulações e animações).

 

Silvia Mattos Nascimento:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Oceanografia - University of Southampton (Inglaterra). Tem experiência na área de ecologia, fisiologia e toxicologia de microalgas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia do fitoplâncton, microalgas nocivas e dinoflagelados epífitos e bentônicos.

 

Tatiana Fabricio Maria:

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e é mestre em Nematologia - Universiteit Gent (2006) e, também, mestre em Ciências Biológicas - modalidade Zoologia (2007). Possui doutorado em Ciências - modalidade Biologia (2011)- pela Ghent University Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e ecologia de nematódeos marinhos e ecologia de praias arenosas.

Notícias
Mestrado 2019 14/12/2018