Você está aqui: Página Inicial Currículo Ementário do Curso de Biomedicina

Ementário do Curso de Biomedicina

Pendente de Atualização

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO

CURSO DE BIOMEDICINA

Período Ideal

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Ambiente e Saúde

Estuda a saúde e o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos, à luz de seus aspectos ambientais, sua estreita ligação com o meio ambiente em âmbito local, regional e geral, situando-os nos contextos político, econômico, social e biológico.

60 horas

Anatomia

O curso tem a finalidade de informar os aspectos morfológicos do corpo humano, conceituando os sistemas e aparelhos e dando ênfase a nomenclatura anatômica dos órgãos e sistemas.

90 horas

Bioestatística

O papel da estatística na Biomedicina, análise exploratória de dados, noções de probabilidade, distribuição gaussiana, faixa de referência para medidas laboratoriais, noções de amostragem, noções de correlação e regressão, comparação de dois grupos.

90 horas

Biofísica

A importância da Biofísica e campos de interesse. Água e sua importância biológica. Sistemas dispersos. Soluções. pH e tampões. Equilíbrio ácido-base. Biomecânica. Biofísica da circulação. Bioeletricidade. Biofísica da contração muscular. Biotermologia. Bioenergética. Métodos de análise em Biofísica. Ultra-som.

120 horas

Biologia Molecular I

 

Organização da célula. Cromossomos, genes e controle de expressão gênica. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Tecnologia do DNA recombinante, suas aplicações e implicações éticas. Técnicas de análise de DNA e suas aplicações

90 horas

Bioquímica I

Estudo bioquímico da célula. Química e metabolismo de macromoléculas: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos. Integração e controle do metabolismo.

90 horas

Bioquímica II

Estudo bioquímico da digestão. Bioquímica do sangue. Bioquímica do fígado. Respiração e equilíbrio ácido – base. Águas e sais minerais. Bioquímica do rim. Bioquímica do osso e do tecido conjuntivo. Bioquímica do músculo. Hormônios.

90 horas

Citologia

Evolução histórica de conhecimentos. A célula, aspectos gerais e propriedades. Organelas celulares; núcleo; divisão celular e diferenciações celulares.

30 horas

Complementos de Matemática I

Levar o aluno a dominar técnicas e estratégias, do ponto de vista matemático, para analisar e resolver problemas envolvendo fenômenos de variação e crescimento na área da saúde

75 horas

Complementos de Matemática II

Estuda os problemas que envolvem taxas de variação e movimento.

75 horas

Ecologia Básica

Dinâmica de populações. Características e flutuações populacionais. Biocenoses. Grupamentos. Delimitação e ecótone. Evolução e dinâmica. Clímax. Ecossistema e sua dinâmica.

90 horas

Educação Ambiental e Cidadania

Estudo de questões educacionais relativas ao meio ambiente, considerando a inter-relação homem-natureza, especificamente no que se refere ao ambiente de vida das pessoas, dentro de uma abordagem inter e multidisciplinar dos aspectos: político, ético, econômico, social, ecológico, evolutivo, histórico, cultural e saúde.

45 horas

Elementos de Ecologia

 

Introdução à Ecologia; ecossistemas; energia nos ecossistemas. Ciclo biogeoquímicos; fatores limitantes; biomas. Ecologia evolutiva. Ecologia fisiológica.

60 horas

Embriologia

Aparelho genital masculino; Aparelho genital feminino; Ovulação; Segmentação do ovo; As vesículas amnióticas e vitelina; Mesoderma primário; O germe tridérmico; Curvatura e fechamento do corpo do embrião; anexos embrionários; Caducas e Placentas; Arcos e fendas branquiais; Bolsas faríngeas.  O maciço facial; Formação da cavidade bucal; Gênese do tubo digestivo; das glândulas anexas ao tubo digestivo; Odontogênese, Gênese do aparelho respiratório; Órgãos linfóides, Coração, Vasos sanguíneos, Glândulas endócrinas, Aparelho urinário.

30 horas

Epidemiologia

Estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, agravos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de preservação, controle ou erradicação de doenças e indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

60 horas

Estágio Supervisionado I

Desenvolver o conhecimento e a prática profissional, capacitando o estudante para o trabalho integrado, em que age de forma cooperativa, concretizando objetivos previamente estabelecidos.

270 horas

Estágio Supervisionado II

Aprofundar o conhecimento e a prática profissional, capacitando o estudante para o trabalho integrado, em que age de forma cooperativa, concretizando objetivos previamente estabelecidos.

570 horas

Evolução

A origem e o impacto do pensamento evolutivo, o contexto ecológico da mudança evolutiva, estrutura populacional e deriva genética, efeitos da seleção natural, especiação e adaptação, metodologias aplicadas, biogeografia, evolução humana.

60 horas

Farmacologia I

Discutir os objetivos gerais da disciplina de Farmacologia I, conceituar e classificar as drogas quanto à origem e usos. Discutir as ações do corpo sobre o organismo (farmacocinética) a saber: absorção, vias de administração, metodologia da pesquisa farmacológica, distribuição, mecanismo de ação, interações, eliminação e reações adversas.

60 horas

Farmacologia II

Farmacologia do sistema nervoso central; Farmacologia cardiovascular e sangüínea; Farmacologia do aparelho respiratório; Farmacologia endocrinológica.

120 horas

Física Geral

Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da energia. Conceitos de termodinâmica. Hidrostática. Física de radiações. Fenômenos elétricos em células. Aplicações.

60 horas

Fisiologia I

Introdução à fisiologia. Homeostase celular e sistêmica. Bioeletrogênese. Fisiologia muscular. Fisiologia do sistema nervoso autônomo. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória. Fisiologia renal. Fisiologia digestiva. Fisiologia endócrina. Fisiologia reprodutiva.

60 horas

Fisiologia II

Transmissão de mensagens no sistema nervoso. Elementos de redes neuroniais. Fisiologia somestésica. Fisiologia da motricidade. Neurobiologia cortical cerebral. Eletrofisiologia cortical cerebral. Fisiologia dos processos conscientes. Fisiologia dos processos emocionais. Fisiologia mnésica. Fisiologia do condicionamento e do aprendizado. Bases da Neuropsicologia.

45 horas

Fundamentos de Botânica

Estudo da morfologia, fisiologia e evolução das divisões vegetais, sua taxonomia e relações filogenéticas dando ênfase aos grupos com importância médica.

60 horas

Genética Geral

Divisões celulares (mitose e meiose). Mecanismos de herança dos caracteres hereditários e sua associação com a meiose. Probabilidade aplicada à Genética. Mapeamento cromossômico. Introdução a Genética Quantitativa. Cariótipo e suas aplicações. Níveis de ploidia e alterações cromossômicas estruturais e numéricas. Estrutura e duplicação de DNA. Biossíntese de RNA e proteínas. Introdução a Genética de Populações. Introdução a Teoria da Evolução e agentes evolutivos.

90 horas

Higiene e Saúde Pública

O curso analisa a importância do componente social no surgimento, expansão e erradicação das doenças. Como casos de estudo são tomadas antigas e novas endemias que acompanham a evolução humana.

45 horas

Histologia I

Classificação geral dos tecidos; Tecido epitelial de revestimento; Tecido epitelial glandular; Tecido de natureza conjuntiva; Tecido ósseo; Sangue; Tecido muscular e tecido nervoso.

60 horas

Histologia II (Anatomia Microscópica)

Formação e órgão linfóides; Aparelho circulatório; Aparelho respiratório; Aparelho urinário; Glândulas endócrinas; Pele e anexos; Glândula mamária; Aparelho digestivo; Aparelho genital masculino; aparelho genital feminino; Órgãos dos sentidos.

60 horas

Imunologia

Mecanismos de defesa gerais e específicos do hospedeiro nas inter-relações com o parasito. Células responsáveis pela resposta imune específica e inespecífica. Reação Inflamatória e Fagocitose. Antígenos e imunógenos. Estrutura e função dos anticorpos. Complexo principal de histocompatibilidade. Interações celulares na resposta imune. Mecanismos efetores da resposta imune humoral e celular. Reações antígeno x anticorpo e sua utilização em métodos imunológicos de pesquisa e diagnóstico. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Estudo de processos patológicos decorrentes de alterações nos mecanismos normais de resposta imunológica: reações de hipersensibilidade, imunodeficiências, autoimunidade, transplantes e tumores.

90 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

O curso analisa o método científico em sua evolução histórico-filosófica e discute a partir daí a produção de conhecimento na atualidade.

45 horas

Microbiologia

Estudo das características morfológicas e fisiológicas da célula bacteriana; Genética bacteriana e suas aplicações. Controle dos microorganismos por agentes físicos e químicos; Agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana.

150 horas

Radiobiologia

Estrutura da matéria; Radioatividade; Fontes e produção de radioisótopos; Interação das radiações ionizantes com a matéria; Medidas de radioatividade; Aplicações médicas, biológicas e em tecnologia dos radioisótopos e das radiações eletromagnéticas: Raios X e Gama; Radioproteção; Radiobiologia fundamental e molecular; Fotobiologia; Efeitos biológicos gerais: detecções e medidas.

60 horas

Parasitologia

Conceito de parasitismo; Associações biológicas; Noções de taxonomia; Ações parasitárias e reações dos hospedeiros; Estudo dos agentes parasitários e suas inter‑relações com os hospedeiros, nas unidades Protozoologia, Helmintologia; Artropodologia e Noceozoologia.

120 horas

Patologia Geral e Experimental

Conhecimento dos mecanismos básicos de doenças; Estudo morfológico macro e microscópico dos processos patológicos gerais; Noções de Imunopatologia, Patologia Genética, Patologia Nutricional e Patologia Ambiental; Conhecimento de técnicas laboratoriais e Histopatologia.

120 horas

Química Analítica

Equilíbrio químico. Métodos e técnicas de análise volumétrica. Teoria das reações de neutralização em solução aquosa. Teoria de reações de oxi-redução.

90 horas

Química Geral e Inorgânica

Teorias atômicas. Classificação Periódica dos elementos. Estequiometria. Ligações químicas. Teorias ácido-base. Soluções e propriedades coligativas. Cinética química.

75 horas

Química Orgânica

Introdução; Hidrocarbonetos; Estereoquímica; Mecanismos de reação e Intermediários químicos; Álcoois e Aminas; Fenóis, Éteres, Aldeídos e Cetonas; Ácidos carboxílicos e Ésteres; Amidas; Tópicos especiais: Lipídeos, Fosfolipídeos e Ceras; Hidratos de carbono; Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas; Terpenos e Esteróides; Alcalóides e Acetogeninas.

75 horas

Toxicologia

Histórico da toxicologia; Agente tóxico; Toxicidade e intoxicação. Características da exposição à xenobióticos. Toxicocinética. Toxicodinâmica. Toxicologia dos medicamentos. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia social.

60 horas

Zoologia Aplicada

Estudo da morfologia, fisiologia, ecologia e evolução dos filos animais, sua taxonomia e relações filogenéticas dando ênfase aos grupos com importância médica.

60 horas

Análise Estatística

Familiarizar os alunos com o instrumental estatístico necessário para analisar um conjunto de dados com muitas variáveis e torná-lo capaz de escolher e utilizar criticamente os métodos estatísticos.

60 horas

Anatomia Humana I

O curso tem a finalidade de informar os aspectos morfológicos do corpo humano, conceituando os sistemas e aparelhos e dando ênfase a nomenclatura anatômica dos órgãos e sistemas.

120 horas

Anatomia Humana II

Conhecimentos necessários de Anatomia, visando a associá-los em nível macroscópico com os conhecimentos adquiridos em histologia, relativos aos quatro tecidos fundamentais e alguns órgãos e sistemas, procurando-se relacionar ao máximo com as disciplinas do curso profissionalizante.

120 horas

Bioinformática

Introdução à Biologia Molecular Computacional. Análise de bancos de dados. Alinhamento simples de seqüências. Alinhamento múltiplo de seqüências. Filogenia. Genoma funcional. Data Mining. Análise estrutural de proteínas e proteomas. Modelagem de biomoléculas e farmacogenômica.

45 horas

Biologia Animal

É o estudo da diversidade animal em seus diversos níveis, incluindo sua biologia funcional, ecologia, importância e utilização.

75 horas

Biomatemática

Métodos de integração. Integral definida. Aplicações da integral definida. Aplicações do Cálculo Diferencial. Equações diferenciais aplicadas.

60 horas

Biologia Molecular II

A organização interna da célula e as vias de transdução de sinais. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Expressão gênica. Mecanismos celulares do desenvolvimento, diferenciação celular e manutenção dos tecidos. Genômica e proteômica.

60 horas

Biologia Vegetal

É o estudo dos vegetais em sua forma ampla. Compreende aspectos morfológicos, funcionais (fisiologia vegetal), taxonomia, classificação, sistemática, ecologia e evolução.

75 horas

Bromatologia

Introdução à Bromatologia. Importância da química analítica no estudo da análise dos alimentos. Estudo químico bromatológico dos grupos de alimentos. Estudo químico bromatológico dos aditivos alimentares. Interação entre alimentos e medicamentos. Princípios ativos nos alimentos.

120 horas

Expressão Oral e Escrita

Noções gerais de gênero discursivo. Esquema de comunicação; Língua oral e escrita. Normais Gramaticais. Expressão oral.

60 horas

Física Aplicada

Teoria dos erros. Fontes convencionais e não-convencionais de energia. Fusão e fissão nuclear. Radioatividade. Decaimento radioativo; Hidrodinâmica. A Segunda Lei da termodinâmica.

90 horas

Genética Humana

A disciplina trata das causas das principais síndromes e outras doenças de etiologia genética, abordando também os aspectos éticos relativos ao aconselhamento genético e ao diagnóstico pré-natal de anomalias hereditárias e/ou congênitas.

60 horas

Hematologia

O curso visa, dentro da área profissionalizante, preparar o aluno, do ponto de vista teórico e prático, para o exercício das Análises Clínicas no que se refere ao campo da Hematologia.

60 horas

Introdução à Fisiologia Animal Comparada

Estudo comparativo das manifestações de funções orgânicas nos filos animais. Compreende aspectos morfofuncionais, design, bioquímica e biofísica comparativos. Compreende tanto os aspectos do funcionamento dos sistemas orgânicos como um todo com cunho evolutivo e adaptativo. Pode ser definida como a comparação e o contraste de mecanismos, processos ou respostas de diferentes espécies animais, ou de uma única espécie, sob diferentes condições.

75 horas

Química Aplicada

Critérios de pureza. Métodos de separação e purificação de compostos químicos. Reações de caracterização de compostos orgânicos. Reações de síntese.

60 horas

Técnicas Redacionais de Trabalhos Científicos

A disciplina se propõe a apresentar a estrutura de um projeto e relatório de pesquisa, estrutura de monografia, dissertação e tese, com enfoque para uniformização redacional e gráfica.

30 horas

Temas Atuais em Biologia

Discussão de teorias, hipóteses e conceitos clássicos da Biologia.

30 horas

Teoria do Conhecimento em Epidemiologia

O curso analisa a doença como um construto histórico determinado pelas concepções de tempo e espaço. Tais concepções compõem o pensamento religioso, filosófico e científico de cada época, ao passo que seus restos históricos sedimentam-se no senso comum. Parte-se da premissa de que todo esse conjunto estrutura a categoria doença e que mudanças radicais de tempo e espaço engendram mudanças radicais em seus elementos constitutivos – causa, contágio, transmissão e controle. Como caso de estudo, discute-se a contraditória convivência de concepções Antigas e Modernas, exemplificadas no caso da sífilis e aids.

45 horas

Banco de Dados

Noções de sistemas de Informação e sua implementação através do uso de SGBDs relacionais.

60 horas

Educação Física I

Conjunto de exercícios, posturas e habilidades desenvolvidas, visando a manutenção da forma física através da prática desportiva, com base para o bem estar psicológico. Foco: Vôlei.

30 horas

Educação Física II

Conjunto de exercícios, posturas e habilidades desenvolvidas, visando à manutenção da forma física através da prática desportiva, com base para o bem estar psicológico. Foco: Basquete.

30 horas

Introdução à Ciência da Computação

Noções de arquitetura dos computadores; sistemas operacionais; banco de dados, redes, laboratório de programas aplicativos.

60 horas