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Entendendo as atividades da CPA

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de autoavaliação institucional / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Comissão Própria de Avaliação. Rio de Janeiro : UNIRIO. Comissão Própria de Avaliação - CPA/UNIRIO

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, além da orientação, da sistematização e do assessoramento às instâncias acadêmicas e administrativas da UNIRIO em suas decisões estratégicas.

As avaliações promovidas pela CPA visam produzir, com rigor e transparência, um conjunto de indicadores analíticos para avaliação acadêmica e de gestão.

A avaliação institucional é um agente de modernização administrativa na educação, uma vez que contribui significativamente, para que a Universidade repense suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas, ao mesmo tempo em que reflete o seu papel na sociedade como produtora e socializadora de um saber capaz de compreender e transformar a realidade.

Longe de um processo premiativo, punitivo ou neutro, a avaliação institucional busca um crescimento da Universidade como um todo, como uma prática multifacetada, contínua, processual e dinâmica. Nesse contexto, um estudo crítico é importante para o conhecimento da comunidade acadêmica. A avaliação não pode ser tratada de forma dicotomizada, como se a Universidade existisse fora de uma totalidade social e histórica mais ampla e se constituísse como uma entidade independente do social.

É um processo de reflexão sistemática, metódica, organizada e intencional, que permite à Universidade voltar-se a si mesma a busca da qualidade da Educação e tornar-se mais transparente e comprometida com as transformações sociais. Tal avaliação sistemática não poderá se transformar em apenas mais um objeto de estudo acadêmico, mas deverá usar a comunicação como instrumento, para socializar os problemas, os desafios e as intervenções necessárias.

Há que se construir alguns "cenários", construídos a partir de um conjunto de indicadores nacionais e internacionais, capazes de expressar a "vocação" ou "especialização" de uma Universidade brasileira atuando no Rio de Janeiro, como parâmetros de referência para responder às questões levantadas acima. A avaliação institucional é parte do Projeto Pedagógico da Universidade, ao mesmo tempo em que é objeto da avaliação. Nesse aspecto, os marcos doutrinários da Universidade voltados para o compromisso social, a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a integração de atividades-meio e atividades-fim são princípios norteadores.

Uma Universidade Federal como a UNIRIO justifica sua existência na medida em que oferece à comunidade elevado padrão de ensino, de pesquisa e de extensão em algumas áreas do saber. Há, sem dúvida, uma meta de excelência a ser preservada e/ou recuperada. Na medida em que o processo avaliativo for incorporado à dinâmica da gestão acadêmica e administrativa, melhor se delineará o perfil da Instituição, melhor se distinguirão as vocações para as quais, por tradição, tende a se inclinar nas diversas áreas do conhecimento.